Você sabia, que ao longo dos anos, já passamos por várias transformações nos escritórios? Apesar da atual pandemia ser um fator preocupante, vale lembrar que essa não é a primeira e não será a última revolução pela qual passarão os ambientes de trabalho na era contemporânea.
Na década de 60, os ambientes de trabalho eram formados por trabalhadores que se sentavam muito próximos e usavam máquinas de escrever. Os espaços eram pequenos e ainda se convivia com a fumaça intensa dos cigarros e, as mulheres quando eram vistas, tinham somente cargos de secretárias.
Nos anos 90, os escritórios passaram a ter salas mais amplas com bons espaços de circulação, computadores, internet e telefones celulares. Os espaços de trabalho eram compostos por pessoas de ambos os sexos e começou a ser permitido trajes de trabalho menos formais.
Nos anos 2000, os layouts desses ambientes passaram a ser mais descontraídos, com mobiliários mais modernos. O ambiente de trabalho ganhou locais para entretenimento, como videogames e paredões de escalada. Locais para descanso, relaxamento e pequenas cafeterias (em alguns casos até bares). Os espaços se tornaram cada vez mais modernos, tecnológicos, coloridos e iluminados.
Mas e agora, como será?
Atualmente, estamos vivendo uma nova fase de adaptação e mudança de comportamento devido à pandemia do Covid-19. No momento, alguns funcionários estão trabalhando em home-office mas você já parou para pensar como vai ser quando eles precisarem retomar seus postos de trabalho?
Há uma grande possibilidade em que será permitido o trabalho remoto, onde o funcionário precisará ir a empresa uma ou duas vezes por semana. Assim, os escritórios ganharão uma nova função, que muitos profissionais da Arquitetura e Design estão chamando de “escritórios conceitos”, que nada mais é que um local onde os colaboradores se encontrarão para definir metas, traçar diretrizes de trabalho e avaliar os resultados. Nesse ambiente, teremos um distanciamento das estações de trabalho, as salas de reuniões deverão ser utilizadas por poucas pessoas, os corredores de circulação deverão ser alargados, os ambientes deverão ter mais ventilação natural, com mais aberturas de janelas. A tecnologia da automação dos espaços servirá para evitar o toque em maçanetas e interruptores, ou peças de banheiro, por exemplo. Os ambientes deverão estar sempre limpos, higienizados e organizados. Sob as mesas, somente o notebook de uso pessoal do funcionário. E pelo menos, por um tempo, as áreas de convivência ficarão abolidas desses locais. Dentro dos novos layouts, prevemos também bancadas de lavagem das mãos e higienização de sapatos antes dos empregados acessarem os locais de trabalho.
Ainda teremos muito que aprender e adequar, mas acredito que estamos caminhando para termos ambientes cada vez mais modernos e tecnológicos.
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, pode me enviar pelo WhatsApp 31 991412434 que irei adorar te responder. Um abraço e até a próxima!