fbpx

COLUNA – Aveia: uma grande aliada da sua saúde

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A aveia é alimento com excelente valor nutricional. É um cereal classificado como alimento funcional e se destaca por fornecer vitaminas, minerais, ácidos graxos, aminoácidos, energia e fibras solúveis. Pode ser encontrada em grãos inteiros, flocos, flocos finos e farinha.

Este cereal é usado pela indústria, principalmente, na produção de cereais matinais, alimentos infantis, granola, barra de cereais, sopas e molhos. No uso doméstico pode-se acrescentar a aveia em frutas, iogurtes, vitaminas, receitas caseiras e vários outros.

Vários estudos demonstram a aveia como um grande aliado na melhora ou redução de risco de diversas doenças. Sua principal vantagem e aplicação nutricional é no tratamento e controle do diabetes mellitus. Por conter fibras, reduz a absorção de glicose pelo organismo e desta forma ajuda a controlar os níveis de glicemia no sangue diminuindo as complicações do diabetes.

Outra aplicação importante é no controle do colesterol. A aveia possui fibras chamados de beta-glucanas que atuam reduzindo o colesterol em indivíduos com colesterol alto e reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares e suas complicações. Em indivíduos que não tem colesterol alto o uso contínuo da aveia ajuda a manter os níveis de colesterol controlados.

As fibras encontradas na aveia também são importantes para o tratamento de distúrbios e doenças gastrointestinais como a síndrome do cólon irritável, hérnia de hiato, apendicite, diverticulite, doença de Crohn, hemorróidas e constipação intestinal. A ingestão de água adequada deve fazer parte destes tratamentos.  

O consumo da aveia por indivíduos com sobrepeso e obesidade ajuda a reduzir níveis de glicemia, melhora o ph das fezes, aumenta flatulência e sensação de saciedade por mais tempo. Ajudando, desta forma, no controle do peso e obesidade.

De modo geral essas fibras estão relacionadas à prevenção de diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, auxilio na perda de peso, aumento da saciedade, promoção da redução de colesterol e triacilglicerol plasmático, diminuição a glicemia pós-prandial, entre outras funções. Como dito anteriormente, a aveia pode ser incluída na alimentação de diversas formas. Para orientações individualizadas sobre melhor horário, forma e quantidade da aveia ideal para você, consulte um nutricionista.

Um grande abraço e até a próxima!

Me enviem sugestões de temas para as próximas postagens: 31 98872-3586

Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351
@nutrirobertabianchinni

Roberta Bianchinni (CRN 16351) é Técnica em Nutrição e Dietética pela escola III Millenium de Sete Lagoas, bacharel em Nutrição, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especialista em Nutrição Clínica e Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Grupo Santa Casa de Belo Horizonte. Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Estética e Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Esportiva.

Encontre uma reportagem