Já é tradição a escolha da cor da roupa para a virada de ano, mas você sabe como surgiu esse ritual?
A versão mais comum é que nasceu inspirado no Candomblé, religião de matriz africana, onde durante o réveillon os fiéis iam até a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para celebrar e enviar suas oferendas à Iemanjá (rainha dos mares), utilizando roupas brancas que para eles simbolizava a purificação espiritual.
Com a orla sempre lotada, especialmente no ano novo, muitos testemunham o rito e acabaram adotando a prática do branco por ligarem a cor à paz.
Mas essa não é a única cor procurada essa época do ano, principalmente com os desejos humanos cada vez mais diversificados e com cada cor simbolizando um desejo diferente.
Você conhece o significado de cada cor?
Separei as principais e até mesmo o preto já foi a mais procurada segundo o ranking de buscas de cores para o ano novo no Google, em 2018:
> VERMELHO – Paixão, desejo, intensidade
> BRANCO – Paz, pureza, calma
> PRATA – Novidades, inovação, modernidade
> DOURADO – Riqueza, sucesso, prosperidade
> AMARELO – Dinheiro, alegria, extroversão
> LARANJA – Energia, entusiasmo, coragem
> ROSA – Afeto, amor, carinho
> LILÁS e ROXO – Autoconhecimento, desenvolvimento espiritual, intuição
> VERDE – Saúde, esperança, boa sorte
> AZUL – Harmonia, honestidade, confiança
> PRETO – Independência, autoridade, tomada de decisões
E o melhor é que você pode misturar as cores e vale usar na roupa, peças íntimas e até nos acessórios. Já pensa no que quer para 2022 e garimpe o guarda roupa ou vá em busca de uma roupa nova nessa cor, afinal, não custa nada garantir, né?
Bruna Lima