O luto é um processo iniciado após a morte de uma pessoa querida, fim de um relacionamento amoroso, perda ou morte de um animal de estimação, perda de um membro do corpo, aposentadoria, demissões e, até mesmo, o envelhecimento.
Dentro do pensamento psicanalítico, o Luto é um período por vezes lento e devastador. São comuns neste processo uma profunda sensação de tristeza, a incapacidade de pensar positivamente, o afastamento de atividades corriqueiras e a perda do interesse geral no mundo externo.
Infelizmente, todos nós já enfrentamos ou enfrentaremos este momento angustiante. É importante deixar claro que nem todos passam por esta fase da mesma forma, pois a dor deixa marcas profundas e únicas em cada ser.
A Psicanálise descreve quatro fases do luto:
– Negação e Isolamento: a pessoa se sente desorientada. É difícil aceitar que a perda seja um fato real;
-Anseio e Busca: o momento do choro e da procura pelo que foi perdido. É preciso colocar a dor para fora;
-Dor e desespero: Trata-se do momento em que as partes mais trágicas do processo já foram vivenciadas. A ausência do ente querido, ou da situação desfeita, nos contextos sociais, é o que mais machuca;
– Reorganização: processo de tentar (re)organizar a vida para seguir em frenteapós a perda. Retomar atividades cotidianas e adaptar-se à nova realidade.
Em alguns casos a perda é tão intensa que não é possível seguir sozinho(a) e,neste momento, é importante buscar ajuda na análise. O (a) psicanalista dará o suporte necessário para que a pessoa enlutada reconheça sua capacidade deenfrentar a dor.
É importante ter tempo para aceitar o medo e nossos limites, a fim de desmistificarmos este período. Somente através da aceitação da morte e da perda como experiências transformadoras (embora dolorosas), conseguiremos compreender novas possibilidades, bem como obter as forças e ferramentas necessárias para que o processo de adaptação à nova realidade, pautada por uma ausência, seja estabelecido.
O objetivo da intervenção psicanalítica é fortalecer o (a) enlutado (a) para que consiga acolher as perdas e seguir em frente, cada um a seu modo. O tratamento dará suporte para que haja uma reorganização emocional e oinvestimento de energia em novos projetos de vida.
Cabe aqui reforçar que o luto precisa ter começo, meio e fim. Caso se sinta estacionado em uma das fases descritas, busque ajuda o quanto antes.
Aline Michelle Santos
Psicanalista Clínica
31-99576-1691.