Hoje é muito comum o dizer “Melhor o feito que o perfeito”. Com o qual eu concordo, mas até certo ponto. Depois de feito, devemos buscar aperfeiçoar a forma como fazemos, para que cada vez mais possamos fazer com mais excelência.
Mas Lucas, de que é mesmo que você está falando?
Fotos ruins. Fotos ruins espalhadas pela internet, populando perfis de redes sociais de empresas ou indivíduos que não conseguem atrair seguidores ou clientes pela falta de qualidade nas imagens compartilhadas.
Darei o exemplo aqui de uma pizzaria na região de Matozinhos, que postava diariamente em suas redes sociais as pizzas que produziam. Fotografadas da maneira mais impensada possível, com cores que não faziam nenhum favor a tornar aquele alimento mais apetitoso aos olhos de quem gosta de uma boa pizza.
As fotos feitas por esse negócio local utilizavam a iluminação da própria cozinha aliada ao flash do celular, o que tornava a imagem uma mistura desagradável de cores, com predominância do tom mais frio, devido ao uso do flash do celular.
Tons frios e comida são coisas que não combinam, a não ser que seja algo a se comer gelado. Repare as propagandas de comida que você vê. Você notará sempre o amarelo, laranja, vermelho, tons mais quentes utilizados que tornam aquela comida mais convidativa.
Como resultado as pizzas ficavam com um aspecto de comida velha, não era apelativo e não dava vontade de pedir.
Reconhecendo a necessidade de apresentar melhor os seus produtos, os donos dessa pizzaria contrataram um excelente fotógrafo de alimentos para criar imagens melhores para eles, isso em si já elevou para outro patamar o nível do marketing do negócio.
Porém, quando esse material já havia todo sido utilizado e notando a inviabilidade financeira para seu negócio de contratar um fotógrafo todo mês, eles voltaram a realizar as mesmas fotografias porcas com o celular.
Por essas razões, a minha recomendação para profissionais que precisam de fotografar seus produtos e serviços é:
Comecem com o que tem e da forma que podem, o feito é realmente melhor que o perfeito. No sentido que é preferível informar ao cliente que você oferece algo que ele deseja do que não informar. Dessa forma já se abre a possibilidade da venda.
Porém, após começar, o profissional deve buscar formas de aprender a fazer bem feito o tipo de fotografia que precisa fazer. Buscando cursos online ou presenciais de fotografia com o celular, consultorias com fotógrafos experientes no tema, vídeos educativos que existem de forma gratuita no youtube. Para que possa entender as cores e texturas que favorecem o seu produto ou serviço, quais os melhores ângulos e como montar a cena, além de como investir em pequenos equipamentos de iluminação e fotografia que vão ajudar a entregar um resultado com uma cara mais profissional.
Esse investimento em conhecimento e equipamentos feito agora, vai expandir as possibilidades de negócio, atrair mais clientes e eliminar eventuais gastos futuros com a contratação de profissionais.
Entenda, talvez você nunca será capaz de fotografar os seus produtos ou serviços como um fotógrafo profissional. Já que ele é o sujeito especializado em fotografia. Porém, dentro do seu nicho, você será capaz de produzir imagens boas e com constância, gerando assim uma abundância de conteúdo para manter o marketing sempre ativo.
Você precisa se tornar o melhor fotógrafo do mundo? Não. Mas com certeza não vai querer que a qualidade do seu serviço ou produto seja interpretada como inferior em função da fotografia que você utiliza.
Da mesma forma que um retrato ruim de um indivíduo pode eliminar oportunidades para ele, fotografias ruins do seu produto ou serviço farão o mesmo com o seu negócio.
Invista agora em apresentar o seu produto ou serviço da maneira que ele merece! Chega de fotos ruins!
Lucas Araújo
Fotógrafo