Você já parou para pensar como é possível fazer a venda do seu produto ou serviço de forma natural? Na coluna de hoje vamos falar do marketing de conteúdo e como ele pode ajudar nas vendas!
A proposta do marketing de conteúdo é conquistar a confiança das pessoas, de modo que a mensagem seja útil e importante para quem vê. Esse tipo de comunicação resulta no crescimento de autoridade, reconhecimento da marca e consequentemente aumento das vendas.
Os tipos de conteúdo podem variar de acordo com a persona e com a proposta do negócio, mas de uma forma geral podemos dizer que os artigos para blogs, ebooks, infográficos, podcasts, webinars e vídeos são algumas formas de produzir conteúdo e todas essas informações devem ser colocadas em canais de distribuição, como por exemplo as redes sociais, email e blog.
Mas antes de sair por aí falando, escrevendo e gravando é importante abordar temas relacionados ao seu negócio e principalmente é fundamental entender quem é a sua persona. Diferentemente do público-alvo que é mais genérico, a persona é um personagem hipotético, baseado nos dados da sua audiência, que representa o seu consumidor ideal.
Para ficar claro a diferença entre os dois, podemos exemplificar dessa forma: Suponhamos que o seu público-alvo são mulheres, de 20 a 30 anos, moradoras de Minas Gerais e que têm uma renda de 2 salários mínimos. Já a sua persona pode ser uma mulher chamada Maria, de 22 anos, classe média, que trabalha para pagar sua faculdade na área de Marketing e deseja abrir sua própria agência. Percebe o quanto é mais específico?
Toda essa riqueza de detalhes faz com que você entregue um conteúdo de valor e ajude a sua persona a solucionar as suas questões. Assim, ela perceberá a relevância do seu trabalho e possivelmente se tornará uma cliente.
Vamos supor que você tenha uma loja de bijuterias e olhando para os dados já conseguiu definir quem é a sua persona, o próximo passo é criar um relacionamento com ela por meio do conteúdo.
Você pode fazer artigos com dicas de combinação de peças e roupas, gravar vídeos sobre como cuidar do produto para que ele dure mais tempo, fazer enquetes no Instagram com fotos dos seus produtos para que as seguidoras opinem qual gostam mais, mostrar os bastidores do seu negócio, o dia a dia da sua empresa, como funciona a montagem da entrega… Enfim, aqui são só algumas dicas que podem ser compartilhadas com os seguidores.
O importante é criar esse relacionamento e mostrar a qualidade do seu produto de forma natural. Dessa forma além de lucratividade, você mostra o seu diferencial e conquista pessoas e possíveis clientes.
Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo