Muitas vezes alguns dos profissionais que fotografo para seus retratos me contam sobre produtos ou serviços que têm e que precisam fotografar. O que eu percebo é que para alguns desses indivíduos, dada a recorrência da necessidade dessa fotografia, ficaria inviável contratar um profissional sempre que necessário.
Um bom profissional de fotografia terá uma agenda cheia e cobrará um valor justo pelo seu trabalho, pois respeita a sua profissão e seu tempo. E para o empreendedor, contratar um profissional assim todo mês, ou sempre que tiver algo que precisar fotografar, pode ficar caro.
O que eu recomendo pra essas pessoas é que se tornem os próprios fotógrafos da marca, para estes que são os assuntos mais recorrentes. Exemplo: Uma confeiteira que sempre fotografa seus doces. Para essa profissional, valerá muito mais a pena fazer um curso de fotografia específico para a sua área e aprender a utilizar a luz e o seu celular pra fazer as próprias fotos.
Existem ocasiões onde um fotógrafo profissional é indispensável, como por exemplo para construir a sua imagem profissional ou no lançamento de algo mais elaborado que estiver sendo preparado. Mas para as necessidades do dia a dia, dependendo do tamanho do negócio, a minha recomendação é que busquem um curso de fotografia para atender as demandas menores sem ter que contratar um fotógrafo todo mês, toda semana ou todo dia.
Dessa forma será possível produzir boas imagens do seu produto sem ter que direcionar boa parte do seu lucro para contratação recorrente de um fotógrafo profissional.
Lucas Araújo
Fotógrafo