As dietas sem glúten e sem lactose têm sido seguidas para pessoas que desejam perder peso. Porém, essas dietas são recomendadas para pessoas que apresentam doença celíaca e intolerância à lactose, respectivamente.
A doença celíaca é caracterizada pela intolerância ou alergia ao glúten, uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada e seus derivados. Desta forma, o tratamento nutricional é realizando a retirada dos alimentos com esta proteína. Para os celíacos, o glúten provoca inflamação no intestino, além de outros efeitos colaterais, podendo impedir a absorção de nutrientes.
Já as pessoas intolerantes à lactose têm deficiência na produção da enzima lactase, necessária para a digestão da lactose, açúcar do leite e derivados. Na deficiência dessa enzima, a lactose passa a ser fermentada no intestino, causando desconfortos intestinais como distensão e diarréia. Algumas pessoas têm mais intolerância do que outras.
Constantemente, observamos pessoas saudáveis que decidem retirar o glúten e a lactose para perder peso. Porém, ainda não há estudos conclusivos que apontem a retirada do glúten e da lactose para pessoas saudáveis com o objetivo de perda de peso como uma boa estratégia nutricional.
Embora haja estudos que mostram que a retirada do glúten e da lactose favoreçam a redução do peso, este resultado pode estar relacionado à redução da ingestão calórica e de carboidrato consequentemente, o que favorece sim a perda de peso.
De qualquer forma, são necessários mais estudos sobre os benefícios ou malefícios da retirada da lactose e do glúten para pessoas saudáveis. E não há recomendação melhor do que a de se manter uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos para redução do peso e manutenção do peso adequado.
Um grande abraço e até a próxima!
Me enviem sugestões de temas para as próximas postagens. 31 98872-3586
Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351