Você sabia que a má qualidade do sono interfere nas suas escolhas alimentares e que a sua última refeição do dia interfere na qualidade do seu sono? Perceba que isso é um ciclo.
Ao consumirmos alimentos gordurosos, muito doces ou estimulantes à noite o sono fica prejudicado. Por outro lado, quando as últimas refeições do dia são mais equilibradas e leves, o sono tem melhor qualidade e é revigorante. Além de prejudicar a alimentação, o sono inadequado altera o metabolismo facilitando o desenvolvimento de doenças como obesidade e suas complicações.
Este processo pode ser explicado pelo fato de que quem dorme mal tem uma produção excessiva do hormônio grelina – e outros, que provocam a sensação de fome. Ou seja, quem dorme mal sente mais fome. DICAS: Evitem alimentos “pesados”, café, refrigerantes, doces e outros estimulantes logo antes de dormir.
Deem preferência para jantares ou lanches leves, chás relaxantes (camomila, maçã, maracujá, erva doce…), alimentos ricos em triptofano (banana, aveia…) e evitem exposição a eletrônicos logo antes de dormir.
Um grande abraço e até a próxima semana!
Me enviem sugestões de temas para as próximas postagens:31 98872-3586 / @nutrirobertabianchinni
Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351