fbpx

COLUNA: Estou pré-diabético, e agora?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O pré-diabetes e o diabetes mellitus (DM) são condições em que o organismo não consegue utilizar a glicose (açúcar), que por isso passa a ficar acumulada no sangue. É quando as concentrações de glicose estão mais elevadas que o valor de referência normal e abaixo dos valores de critério para diagnosticar diabetes.

Os altos níveis de glicose no sangue podem acarretar sérios problemas como doença renal, dificuldade de cicatrização, gangrena de órgãos, problemas circulatórios, catarata, coma e consequentemente até a morte.

Quando não tratado, o pré diabetes evolui para o diabetes. Há o diabetes tipo 1, que é uma doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. O diabetes tipo 2 afeta a forma como o corpo utiliza o açúcar, pode ser também por falta ou insuficiência de insulina.

A ciência tem mostrado que a terapia nutricional é fundamental na prevenção, tratamento e controle do diabetes. O tratamento nutricional tem como objetivo o bom estado nutricional, saúde fisiológica e qualidade de vida do indivíduo, bem como prevenir e tratar complicações a curto e a longo prazo e outros problemas associados.

Portanto, se a sua glicemia já apresentou alterações, não deixe de seguir as orientações seguintes:

– Modere o consumo de açúcar, doces, bolos e biscoitos recheados, refrigerantes, sucos industrializados, arroz, e pães brancos;

– Prefira alimentos ricos em fibras como frutas com casca, verduras e legumes crus, aveia, semente de chia, semente de linhaça, arroz e pães integrais;

– Modere o consumo de gorduras saturadas como frituras e fast foods;

– Aumente o consumo de alimentos fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes como frutas, verduras, legumes, temperos naturais e chás;

– Evite bebida alcoólica;

– Modere o consumo de sal, molhos prontos e produtos enlatados;

– Faça cerca de 6 refeições por dia. Pode ser café, almoço, janta e 3 lanches intermediários;

– Faça exercícios físicos, pelo menos, 3 vezes na semana.;

– Consuma, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Dependendo do nível de alteração da glicose, pequenas modificações no seu estilo de vida fará grande diferença. Caso a glicose continue aumentando ou não abaixe para níveis normais, abaixo de 99 mg/dL, não deixe de procurar um nutricionista para um tratamento individualizado. Para meus clientes eu gosto de manter em valores seguros, abaixo de 95 mg/dL. Porém, cada caso deve ser avaliado individualmente. 

Continuem me enviando sugestões de temas: 31 98872-3586.

Roberta Bianchinni   
Nutricionista
CRN 16351
@nutrirobertabianchinni

Roberta Bianchinni (CRN 16351) é Técnica em Nutrição e Dietética pela escola III Millenium de Sete Lagoas, bacharel em Nutrição, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especialista em Nutrição Clínica e Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Grupo Santa Casa de Belo Horizonte. Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Estética e Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Esportiva.

Encontre uma reportagem