fbpx

Coluna Família em Construção: Escolher a posição correta

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nós sabemos quando estamos escolhendo a posição correta porque os sentimentos internos são muito claros e não enganam. Em geral o acerto ou a decisão pelo que é justo ou ético/moral nos traz alegria, gratidão, euforia e prazer e o erro ou a decisão pela injustiça ou por contrariar os valores pessoais nos traz medo, angústia e tristeza. Esses sentimentos atuam diretamente na área comportamental, permitindo que os relacionamentos aconteçam de forma harmoniosa ou não.

Exemplo:
Eu quero escolher a posição correta em…
Para tal eu preciso fazer as seguintes escolhas:
✓ definir por um período de até 24h diárias que me dedicarei a prática positiva dos relacionamentos;
✓ tomar decisões coerentes entre o que eu falo e faço;
✓ silenciar no momento certo;
✓recuar quando não me couber na situação.

A solução no tempo contemporâneo é o autoconhecimento (investigação de si mesmo). As pessoas e as situações vão nos conduzindo a um contexto comum e para não desgastarmos ou confrontarmos com elas vamos nos deixando levar e aceitando o que nos é apresentado, como normal. Nesse tempo o que nos fortalece e estrutura para termos coragem de sermos oposição quando não nos faz bem é a fé e a confiança em Deus, os valores espirituais e o amor próprio.

Você sabia que só existe a tristeza porque existe a alegria? Acolher esses dois sentimentos é muito importante, encaminhando-os para o lugar mais adequado da vida, a partir das nossas escolhas.

Tudo está dentro de nós e o que apresentaremos ao mundo serão nossas escolhas.

A prática do conteúdo supracitado permitirá a melhoria do relacionamento intrapessoal (capacidade de se relacionar com suas próprias emoções e sentimentos) e interpessoal (ligação, conexão e vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto). Nesse caso destaco os meus familiares, os quais terei a oportunidade de respeita-los e tornar a construção familiar segura, equilibrada e harmoniosa.

Fica a dica:
“ Quando o coração e as emoções estão preenchidos de Amor, não há tempo para a tristeza”. Roberta Néri

Danielly da Silva Araújo

Formação:
Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/ Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).
Atuação profissional:
Gestora de Escola de Educação Infantil/ Vice-diretora de Escola de Educação Especial
Influencer Digital:
Autora do Conteúdo Família em Construção
Redes Sociais:
Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook: Família em Construção / Colunista do Jornal @pordentrodetudo

Encontre uma reportagem