Indiferença
Significado: estado de tranquilidade daquele que não se envolve com as situações;
falta de interesse, de atenção, de cuidado, de consideração; descaso; desdém.
A indiferença é um sentimento que machuca. Ela passa uma mensagem dolorosa para quem a recebe: “eu não me importo com você”. Esta apatia incompreensível nos causa angústia e temor. Passamos a elaborar razões para explicar a insensibilidade do outro, mas nem sempre conseguimos encontrar uma explicação boa o suficiente.
Quais as consequências da indiferença?
O sofrimento daquele que recebe tais efeitos da indiferença é enorme, causam danos psicológicos, como a baixar a sua autoestima, e pode levar a pessoa a sentir-se inferior, somado ainda ao constrangimento atribuído pelo ato. Normalmente as pessoas que manifestam indiferença, são individualistas. O individualista é uma pessoa de atitudes egoístas, usa como base somente sua satisfação, sua verdade e tende a ditar regras nas relações. Quando contrariado ou quando lhe apresentam outra possibilidade de pensar acaba entendendo como afronta.
Como curar a indiferença?
O que fazer quando alguém te ignora
- Identifique como você sente. Como você se sente em relação ao tratamento indiferente? …
- Converse com a pessoa honestamente. …
- Reflita sobre o que você pode fazer sobre essa relação. …
- Não traga a indiferença para o lado pessoal.
- Gerencie as suas expectativas.
A indiferença é uma escolha perigosa no tempo contemporâneo.
Após o sofrimento e o caos causados pela pandemia é possível encontrar pessoas que pouco mudaram. O individualismo, o poder, o achar que sabe mais que o outro, a vaidade e a falta de humildade, têm batido a porta de muitos. É preciso ficar vigilante com as atitudes, porque na correria do dia a dia, pessoas estão atropelando, desconsiderando e maltratando colegas de trabalho, pais, marido e esposa, filhos, amigos como se não tivessem valor algum.
Verifique em que posição está sua atitude. Se estiver no lugar da indiferença e individualismo você está plantando sementes amargas, as quais certamente serão colhidas em algum tempo.
Danielly da Silva Araújo
Formação:
Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/ Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).
Atuação profissional:
Gestora de Escola de Educação Infantil/ Vice-diretora de Escola de Educação Especial
Influencer Digital:
Autora do Conteúdo Família em Construção
Redes Sociais:
Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook: Família em Construção / Colunista do Jornal @pordentrodetudo