A família é o primeiro contato do individuo com o mundo, é onde são transmitidas experiências, repassadas normas e princípios, é o pilar de valores morais e éticos, reflexo em sua formação, em suas atitudes e seus atos.
É por meio dela que chegamos ao mundo e é no seio dela que nos desenvolvemos, nos reconhecemos, estabelecemos nossas crenças, identidade e a forma de ver a vida. É na família que encontramos o acolhimento, a sensação de segurança, de que há quem cuida e zela por nós.
MÃE PODE CANSAR
De um modo geral a Mãe é a base da família, ela sustenta tudo e na maioria das vezes não se permite cansar, acredita que a responsabilidade é dela e precisa dar conta de tudo. Infelizmente não está correta porque é um ser humano que necessita de cuidados tanto quanto os filhos.
A pandemia trouxe efeitos como esgotamento físico e mental, uma sobrecarga infinita e agora no momento de ajustes para o retorno a normalidade muitos estão sendo os conflitos das Mães.
Quando uma mãe fala que está cansada, ela não está deixando de amar seus filhos, ela está só desabafando. Uma mãe cansada muitas vezes não deixa transparecer esse cansaço. Muitas vezes está inutilmente tentando dar conta de tudo.
MÃE PODE SER FRÁGIL E PEDIR AJUDA
Quando nos sentimos frágeis, naturalmente paramos um pouco e refletimos o que está acontecendo. Uma Mãe também deve parar um pouco e tirar tempo para ela, porque só estará inteira para cuidar dos filhos, se cuidar de si primeiro. Mães que tem síndrome de perfeição costumam ter dificuldade de pedir ajuda. O pedir e receber ajuda está associado à fraqueza e infelizmente na sociedade em que vivemos não há lugar para pessoas fracas, portanto é essencial desenvolver um processo de autoconhecimento e reconhecimento das próprias necessidades.
REDE DE APOIO
Uma estratégia importante é a criação de rede de apoio. A rede de apoio é um grupo de pessoas que dão conforto à rotina das mães. Ela nasce a partir das necessidades da mãe e pode ser formada por pessoas que auxiliam na criação dos filhos e que convivem com a família, como o pai, os avós, os dindos, os tios, os vizinhos, a mãe do coleguinha da escola, os médicos… Esse auxílio é fundamental para a saúde das mamães e para o futuro da criança.
AMOR DE MÃE
A reciprocidade do amor materno é inigualável a qualquer outro amor, pois é puro, gratuito e sem ódio ou rancor. É o amor mais saudável, digno e transparente que Deus criou e que existe na face da terra.
Danielly da Silva Araújo
Formação:
Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/ Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).
Atuação profissional:
Gestora de Escola de Educação Infantil/ Vice-diretora de Escola de Educação Especial
Influencer Digital:
Autora do Conteúdo Família em Construção
Redes Sociais:
Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook: Família em Construção / Colunista do Jornal @pordentrodetudo