A afirmativa acima apresenta uma importante reflexão sobre os relacionamentos familiares.
PERSONALIDADE
É fundamental entendermos que a personalidade é construída na infância a partir do contato com as outras pessoas, principalmente, com a própria família. Geneticamente, já existe uma pré-disposição a algumas características da personalidade, mas, é justamente no encontro com os outros, que se constrói e se torna realidade. É o período em que os esforços familiares devem ser mais intensos. Neste sentido, fica evidente que o componente afetivo é um motor muito importante e decisivo para o desenvolvimento humano e da personalidade. A quantidade de amor que a criança recebe desde a gestação, depois do nascimento e no decorrer da infância, com certeza, será primordial para a formação da sua personalidade. Assim, compreender o valor familiar, o valor do pai e da mãe nesse processo, são eles que irão proporcionar afeto, amor necessários para esse tempo de construção.
Por que falar da personalidade, quando a afirmativa é NÃO MUDAMOS AS PESSOAS, APENAS SINALIZAMOS OS CAMINHOS?
Porque teremos a oportunidade de identificar em que tempo estamos com nossos familiares e como agir. Se em sua família tem uma criança, adolescente, jovem, adulto, enfim pessoas que você quer mudar reflitam em qual tempo elas estão e como foram construídos os relacionamentos e a personalidade.
Por que não mudamos as pessoas?
Porque cada ser é único, nasce, cresce e se desenvolve caindo e levantando, acertando e errando a partir das suas escolhas. Podemos dar dicas, afrontar, ameaçar, ficar sem conversar e nada mudará a pessoa se ela não entender que é necessário ou que a mudança é uma vontade pessoal.
Mudança é de dentro para fora, o que se fala deve ser praticado.
Essa é a chave para entender que a pessoa só vai pratica-la se estiver internalizada, entendida, vivenciada e consolidada.
Sinalizar os caminhos é necessário?
É essencial.
Pessoas precisam de pessoas.
Ninguém vive feliz nesse mundo sem o apoio ou a contribuição do outro e o mais próximo de você são os seus familiares que estarão ao seu lado independente de como seja a situação que vivencie.
Tem uma questão que na maioria das famílias é desconsiderada porque é cansativa “a repetição”. Acredite ela pode transformar famílias positivamente e alcançar sucessos inesperados.
Exemplo:
Você tem um filho que diz: “Eu não gosto que você fique fazendo perguntas o tempo todo”. Você tem duas escolhas: parar de fazer perguntas ou insistir em fazê-las. Garanto para você que insistir dará trabalho, mas aproximará muito vocês. Filhos amam atenção dos pais.
Equilíbrio é o caminho!
Agora que os significados estão claros é essencial debruçar no equilíbrio.
Não mudamos as pessoas, precisamos sinalizar os caminhos na maioria das vezes por repetição, mas o equilíbrio diz respeito à ponderação, a sensibilidade de saber quando e como agir sem invadir a pessoa, mas ao mesmo tempo garantir harmonia no relacionamento familiar.
ENFIM…
Como eu sempre digo tudo é uma questão de escolha, podem existir pessoas que acreditam que vão mudar a outro e está tudo certo.
PENSE COM CARINHO
O CAMINHO É VOCÊ QUE ESCOLHE!
Danielly da Silva Araújo
Formação:
Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/ Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).
Atuação profissional:
Gestora de Escola de Educação Infantil/ Vice-diretora de Escola de Educação Especial
Influencer Digital:
Autora do Conteúdo Família em Construção
Redes Sociais:
Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook: Família em Construção / Colunista do Jornal @pordentrodetudo