fbpx

COLUNA FAMÍLIA EM CONSTRUÇÃO: O CASAL E A SITUAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL E FAMILIAR

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O CASAL

Na graça de Deus e no amor mútuo duas pessoas se tornam um casal a partir da decisão de se unirem com todas as suas características e assumirem compromissos e atitudes familiares, coletivas. Isso acontece de diversas formas, contudo através da decisão de se unir o casal assume naquele momento, que ambos se dedicarão para construírem juntos uma linda família. E achando muitas vezes que o relacionamento é um conto de fadas esquecem que é um recomeço diário. Tenho 24 de casada e todos os dias foram diferentes, com suas questões específicas, em alguns momentos alegres e fáceis e outros tristes e difíceis. Personalidade, opinião, desejo, formação, conhecimento, situação financeira, enfim tudo precisa ser dialogado e socializado, porque se você se junta a alguém e continua vivendo sua vida na individualidade, em algum momento haverá conflito.

SITUAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL

Desde muito cedo sonhamos em ter uma vida de formação profissional, de bens e financeira independente. Realmente o mundo, as gerações mudaram muito, inclusive os jovens conseguem adquirir o que desejam através do trabalho. E é aqui que entra uma grande reflexão. Quando decidimos nos unir com uma pessoa esquecemos e até desconsideramos esse diálogo tão importante que é sobre a união ou compartilhamento das questões financeiras. A maioria dos casais imagina que continuarão a viverem como solteiros, portanto as fragilidades começam a aparecer porque gastos que não faziam parte da vida pessoal são incorporados ao orçamento familiar.

SITUAÇÃO FINANCEIRA FAMILIAR

O mundo contemporâneo traz a mulher cada vez mais em ascensão no mercado de trabalho, assumindo cargos de liderança e homens ao contrário assumindo as demandas dos filhos, da casa, enfim os papéis antes bem definidos começam a se diluir na mudança das gerações. Qual o problema disso? Nenhum problema existe em trocar ou dividir responsabilidades, a questão é que ainda existem homens que não aceitam essa situação. Acredito que não tem retorno, a vida segue nesse direcionamento. A situação financeira pessoal, precisa ser compartilhada e as despesas divididas entre o casal com responsabilidade e compromisso de duas pessoas que se uniram para gerenciar uma família.

CONFLITO

Falta de diálogo e coletividade no planejamento financeiro familiar é um pilar de muitas discussões e até separação. Outro pilar é a falta de planejamento dos filhos e perspectiva de adquirir bens em comum, com cada um contribuindo do seu jeito. Outro pilar é o domínio e o abuso psicológico daqueles homens e mulheres que querem ditar as regras dos relacionamentos e não permitem por chantagem emocional que o marido ou a esposa possam trabalhar para complementar a renda familiar. Percebo que para muitas questões a modernidade chegou muito rápido, mas para outras ainda anda em passos curtos.

COMO SOBREVIVER EM UM TEMPO FINANCEIRO DIFÍCIL

Algo precisa ser pensado e praticado pelo casal. Com a pandemia as famílias viveram o desemprego e a falta de dinheiro para o básico, contudo ao mesmo tempo para aquelas famílias criativas muitas oportunidades apareceram, até melhorando o rendimento financeiro familiar. No tempo de crise é que as grandes ideias aparecem. Vejo muito perto o esforço das pessoas para se manterem no trabalho  ou conseguirem um emprego, mas também vejo pessoas escolhendo demais e que não querem empregos com salários baixos ou que exigem uma carga horária maior. É um desafio agradar a todos, mas ainda assim o casal precisa sair do lugar e encontrar estratégias para sobreviverem, não é possível ficar dependendo apenas da colaboração da sociedade ou do poder público com suas ações sociais. Aqui o segredo é a criatividade, a disposição, a união familiar, o autocontrole, a fé, a espiritualidade e a vontade de mudar a situação familiar.

MINHA EXPERIÊNCIA

Eu e Lúcio já vivemos tudo que é comum ao casal referente às questões financeiras, mas não sei se acontece com vocês, sempre aparece uma saída: um valor que não estávamos esperando, um empréstimo que é possível; alguém que te empresta um dinheiro, um cartão de crédito na urgência… Somos muito simples e em 24 anos vivemos tudo isso. O que nos permitiu passar por essas situações foi a nossa positividade e união. Aqui está mais uma reflexão: não nos deixamos abater pelas questões financeiras, nos dividimos para cada um buscar uma solução. Não desesperamos e é impressionante, o dinheiro aparece.

ENFIM

Reflito muito e me esforço para contribuir sempre que posso com as pessoas, porque muitos já o fizeram comigo e Lúcio. Mas preciso reafirmar que o melhor caminho é o planejamento financeiro elaborado e compartilhado pelo casal. Em alguns momentos os ajustes precisam ser feitos e sem tristeza reduzir as despesas. Há uma mania das pessoas pensarem que quem ocupa um cargo de liderança, tem um bom carro, uma boa casa… são pessoas sem problemas financeiros. Ninguém sabe o que o casal passou para chegar e conquistar algo maior.

PENSE COM CARINHO

NA CRISE FINANCEIRA A CRIATIVIDADE TOMA O ESPAÇO DA DOR E AFLIÇÃO E PERMITE A CRIAÇÃO DE NOVOS CAMINHOS E ATÉ MESMO GRANDES OPORTUNIDADES.

Danielly da Silva Araújo
Formação: Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/  Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).Atuação: Gestora de Escola de Educação Infantil/ Vice-diretora de Escola de Educação Especial
Influencer Digital – autora do conteúdo Família em Construção
Redes Sociais: Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook  “Família em Construção”.

Encontre uma reportagem