SIGNIFICADO DE ANGÚSTIA
Ansiedade física acompanhada de dor; sofrimento, tormento. https://www.dicio.com.br
SIGNIFICADO DE TÉDIO
O tédio é definido pelos dicionários da língua portuguesa como um sentimento de desgosto, de aborrecimento sem causas aparentes. Além disso, é definido como um sentimento enfadado resultante de alguma espera.
SIGNIFICADO DE ANSIEDADE
O termo tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação causada pela incerteza…
Refletindo as citações supracitadas parecem todas terem o mesmo significado e/ou se complementarem. São sentimentos que nos trazem tristeza e ao mesmo tempo uma impressão de estarmos perdidos no mundo ou a vida não ter muito sentido. Destaquei palavras e frases para comentar a minha visão familiar.
– Ansiedade física: realmente nos momentos de angústia sentimos uma dor que parece não ter fim. Essa dor inclusive sinaliza ao nosso corpo que algo não está bem, assim podemos desenvolver várias enfermidades. Nós que nos conhecemos bem, que reconhecemos as manifestações do nosso corpo sabemos o nosso limite, portanto quando percebermos que não conseguiremos sozinhos precisamos pedir ajuda. A família, o cônjuge, os filhos são os primeiros que podem nos auxiliar e nos acolher. E caso precise procure um especialista para tratar a sua saúde física.
– Sentimento enfadado resultante de alguma espera: naturalmente queremos tudo do nosso jeito e em nosso tempo. Infelizmente não funciona assim. A realização dos sonhos e desejos pessoais e familiares podem demorar mais do que esperamos. O que vai nos auxiliar será como conviveremos com essa espera. Exemplo prático: eu sou casada há 24 anos, sempre sonhamos em ter um imóvel próprio e lutamos muito para isso, contudo o adquirimos no ano passado, isso significa que esperamos 23 anos para realizar esse desejo. Imagina se em 23 anos eu e minha família ficássemos entediadas por não ter um imóvel próprio. Outra reflexão que quero abordar é o apego aos bens materiais, às vezes para conquistarmos algo maior é necessário desfazermos ou deixarmos de adquirir outros bens. Então teremos tédio se não conseguirmos lidarmos com a espera.
– Perturbação causada pela incerteza: É muito comum tanto nas questões pessoais ou familiares as perturbações causadas pela incerteza. A falta de emprego, os filhos rebeldes, o cônjuge que excede na bebida, a falta dos alimentos básicos em casa, enfim as perturbações nos acompanham porque somos responsáveis por uma família e queremos proporcioná-la o melhor. É aqui que reafirmo a construção familiar através das decisões coletivas, dos ajustes financeiros com todos participando e da conversa franca referente ao que cada membro da família precisará fazer para passarem juntos pelas situações. Sempre teremos incertezas, porque somente sabemos sobre o hoje, amanhã é um novo recomeço. O equilíbrio para conviver com o que não esperávamos é o que fortalecerá a família. O diálogo é a única oportunidade de ajuste familiar.
O CASAL
Aqui está o equilíbrio, a fortaleza e a segurança familiar. Como já abordei em conteúdos anteriores, após a união de duas pessoas as decisões passam a ser coletivas. Angústia, tédio e ansiedade precisam ser socializados para um contribuir com o outro. Quando isso não acontece às relações ficam fragilizadas e muitos casais chegam a se separarem, porque não deram conta de juntos viverem os momentos difíceis. Também tenho percebido mães e pais que tentam ser fortes e escondem suas fragilidades, choram sozinhos (as), mas chegam ao limite, praticamente se anulam para não deixar transparecer angústia, tédio e ansiedade. Gostaria de deixar uma reflexão, todos nós vivenciamos em algum momento essas fragilidades, mas após nos unirmos em família, sermos verdadeiros, socializarmos nossos sentimentos e vivenciarmos uma espiritualidade de fé, confiança e esperança que dias melhores virão, caminhamos em direção à harmonia familiar.
ENFIM…
Podemos entender que a vida familiar é um dia de cada vez, que o dia seguinte pode ser melhor se nós desejarmos, mesmo que seja apenas com o pensamento positivo.
PENSE COM CARINHO
A FAMÍLIA É COMO UMA CASA PRECISA DE REFORMA E MANUTENÇÃO DIÁRIA E NOSSAS ANGÚSTIAS, TÉDIO E ANSIEDADE TAMBÉM PODEM SER TRANSFORMADOS EM ALEGRIA, SEGURANÇA, CONFIANÇA E UNIÃO, DESDE QUE CONSIGAMOS PEDIR AJUDA E APOIO SEMPRE QUE PRECISARMOS. PARA ISSO AS PALAVRAS CHAVES SÃO HUMILDADE E NÃO TER ORGULHO.
Danielly da Silva Araújo
Formação: Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/ Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).
Atuação: Gestora de Escola de Educação Infantil/ Vice-diretora de Escola de Educação Especial
Influencer Digital – autora do conteúdo Família em Construção
Redes Sociais: Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook “Família em Construção”.