sexta-feira, 29 de março de 2024

Contato

COLUNA FAMÍLIA EM CONSTRUÇÃO: POSICIONAMENTO EM FAMÍLIA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA, ADULTO E CASAL

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

DEFINIÇÃO DE POSICIONAMENTO

Ato de posicionar, de colocar numa posição; disposição. Ponto de vista que alguém possui em relação a um assunto específico.

Se o posicionamento é um ponto de vista que alguém possui em relação a um assunto específico. Por que em família é tão difícil ouvir, dialogar, aceitar e respeitar o ponto de vista diferente do nosso? O mundo mudou desde a infância, adolescência, fase adulta e com os casais. Todos se posicionam defendendo o que querem, pensam ou acreditam.

INFÂNCIA

Imagina quando falo em criança se posicionar em família, parece bobagem, mas não é. E ao mesmo tempo em que pode ser positivo, também pode ser negativo, porque as fases precisam ser respeitadas. Criança pode e deve ser ouvida, mas não possui maturidade para decidir o que é melhor para ela. Os pais tem uma grandiosa missão de mediar à construção desse posicionamento. Trabalho com crianças e posso afirmar que através do diálogo e quando elas conseguem se expressar e nós conseguimos fazê-las entender o porque do ‘sim ou do não’, ‘agora pode ou não’, elas se comportam e passam a se posicionarem de forma diferente. Nós famílias precisamos entender que se em casa, com a educação familiar essas estratégias não forem adotadas as crianças passarão por situações desagradáveis no mundo, porque não conseguirão se frustrar  e o posicionamento delas precisará prevalecer.

ADOLESCÊNCIA

Nessa fase já colheremos os resultados da educação familiar da infância, com personalidade formada e posicionamentos mais expressivos, fortes e em alguns casos resistentes. Adolescentes que foram educados para se posicionarem sem ouvir o outro, que podem fazer o que quiserem ou que alguns conflitos ou situações ficaram mal resolvidas na infância começam a confundir o posicionamento pela imposição, querem ganhar no grito, a realizarem o que acham melhor para si. Mais uma vez afirmo que a família é responsável por essa transição, principalmente no apoio às decisões, na abertura do diálogo com uma linguagem mais clara, ouvindo e fazendo refletir as consequências das escolhas.

ADULTO

E quando chegamos à fase adulta a educação familiar da infância e da adolescência aparecem em nosso posicionamento perante o mundo.

E AGORA? Como vou me posicionar com os amigos, no trabalho, nos relacionamentos afetivos, nos eventos, com minha família… Aqui vem à tona o amadurecimento da vida, os desafios, frustações, a euforia, as conquistas e como vou me comportar perante essas situações.

Não é tão simples ser adulto nesse mundo em rápida transformação e ao mesmo tempo ter que lhe dar com medo, insegurança, alegria, sucesso e dores. Mas é necessário sabermos que não somos super-heróis, que precisamos uns dos outros e que a FAMÍLIA é o aconchego, lugar que eu procuro sempre que precisar, porque é ela a base da educação e será ela que refletirá e poderá ajudar a ajustar aquilo que não ficou bem resolvido na infância ou adolescência.

CASAL

Acredito que as reflexões supracitadas deixam claro porque há divergências no posicionamento dos casais e em alguns casos com dificuldades de consenso. Aqui entra o segredo da CONSTRUÇÃO FAMILIAR de sucesso: CEDER (Oferecer a outra pessoa o direito e/ou a posse de alguma coisa). Não é fácil dar um passo atrás e dizer: ‘ Você tem razão ou Concordo, sua posição é a melhor’. O sucesso como casal é o diálogo e ter humildade para reconhecer que o outro tem razão. Mas tudo isso só será possível se for praticado, porque existem muitos casais que dizem que vão mudar de postura, mas na prática nada acontece.

MINHA EXPERIÊNCIA

Eu sempre fui muito impositiva, questionadora, mandona… Hoje são 24 anos de casada e sou muito feliz porque aprendi a ceder, a dar razão para meu marido, a dialogar quando temos dificuldade de consenso. Acreditem, vale a pena mudar, mesmo que demore um pouco, mas construindo uma nova família no dia a dia todos serão mais felizes, tanto o casal como os filhos.

ENFIM

Eu escolhi mudar e somos uma família muito feliz. Temos equilíbrio no posicionamento individual e consenso para o posicionamento familiar.

PENSE COM CARINHO

SERÁ QUE ESTÁ NA HORA DE VOCÊ ESCOLHER MUDAR?

Danielly da Silva Araújo
Formação: Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/  Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).
Atuação: Gestora de Escola de Educação Infantil/ Vice-diretora de Escola de Educação Especial
Influencer Digital – autora do conteúdo Família em Construção
Redes Sociais: Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook  “Família em Construção”.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.