Você com certeza já ouviu falar sobre empreendedorismo, conhece algum empreendedor ou deseja ter o seu próprio negócio, não é mesmo? Mas será que é possível empreender dentro de uma empresa que não é sua? Este é o pensamento do intraempreendedorismo, tema que vamos abordar na coluna de hoje.
O intraempreendedorismo é a forma de empreender dentro da empresa em que se trabalha. Nesse cenário, o funcionário tem pensamentos e atitudes de um empreendedor, portanto busca constantemente o crescimento profissional e a superação das expectativas da organização.
Para o intraempreendedor não existe a zona de conforto e é justamente na insatisfação que ele procura formas de inovar nas práticas e processos, com o objetivo de oferecer o seu melhor à empresa. O intraempreendedor tem a iniciativa como nome e a proatividade como sobrenome.
Além disso, ele também procura conhecer as oportunidades e novidades do mercado em que atua, consumir conteúdos que agreguem valor e aplicar esses conhecimentos no seu cotidiano. De modo que, as ideias lançadas sejam compatíveis com as estratégias organizacionais e produzam resultados positivos para a instituição, assim a organização obtém os melhores resultados, os funcionários se tornam exemplos e conquistam a admiração.
Uma coisa muito importante que deve ser dito aqui é que empreender, seja dentro ou fora da empresa requer muito esforço, dedicação e trabalho. Em contrapartida, nada paga a realização de fazer algo que você realmente ama e faz parte da sua essência. Ter dinheiro é importante, mas não pode ser o seu único objetivo.
Um outro ponto que devemos considerar é que o empreendedor precisa ter autoridade. Se a empresa em que está não valoriza o seu trabalho, você precisa se valorizar e fazer o melhor que pode para criar e conquistar o seu espaço e o seu respeito.
Tenha em mente que quando sair dessa instituição, outras pessoas podem recomendar os seus serviços, pois a carreira é individual. Quando você mudar de empresa, os recrutadores vão olhar a sua trajetória profissional, isso prova que ninguém pode tirar os seus feitos e as suas competências adquiridas.
Um fato que eu levo para vida e quero compartilhar com você é que quando fazemos com que as pessoas cresçam, nós crescemos muito mais. Portanto, invista nessa mudança, prepare-se para ser um agente transformador e então poderá colher os frutos dessa dedicação.
Francielle Rocha
Gestão e empreendedorismo