Você já parou para pensar qual é o caminho percorrido pelo cliente antes de fechar um negócio? A jornada de compra do cliente trata justamente dessa ideia! É por meio dela que é possível analisar esse trajeto e aplicar estratégias para conquistar a atenção do consumidor, gerar confiança e consequentemente realizar uma compra.
Antes de compreender a jornada, é preciso conhecer de perto quem é o seu público consumidor, como ele se comporta e quais as dores que eles possuem. Perceba quais são as principais características e dúvidas em comum. Perceba porque o seu produto é procurado e como ele resolve esses problemas. É dessa maneira que você encontrará formas de manter a sua audiência.
Dito isso, é necessário compreender que a jornada é dividida em três etapas: Aprendizado e descoberta, consideração da solução e decisão de compra. Continue a leitura para saber mais sobre cada uma delas.
A primeira etapa consiste no aprendizado e na descoberta. Nesse processo o seu potencial consumidor, não sabe ainda que tem um problema, mas tem curiosidade sobre o assunto. Surge então a oportunidade de atraí-lo criando conteúdos que chamem a atenção. Não é o momento de vender e sim de despertar o interesse e ensinar sobre os temas, de forma que ele avance para a próxima fase.
Na segunda etapa ocorre a consideração da solução. Isso significa que o cliente reconhece que precisa fazer algo e procura soluções. É nesse período que os conteúdos devem ser focados em como esses problemas podem ser resolvidos. A criação de ebooks, webinars com orientações mais aprofundadas.
E por fim, surge a decisão de compra. Esse é o momento de converter esse potencial cliente em cliente real. Nesse momento ele buscará as opções ofertadas, os depoimentos de consumidores e indicações para que se sinta seguro na melhor escolha. É essencial que você mostre o diferencial do seu produto e serviço e que deixe evidente que você é o melhor.
A empresa que acompanha essas etapas cria um relacionamento mais aprofundado com o cliente, pois além de oferecer conteúdo de valor de forma gratuita, gera também a conquista da confiança, vendas e fidelização.
Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo