sexta-feira, 26 de abril de 2024

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COLUNA – Jornada de compra do cliente

Por Dentro De Tudo:

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Você já parou para pensar qual é o caminho percorrido pelo cliente antes de fechar um negócio? A jornada de compra do cliente trata justamente dessa ideia! É por meio dela que é possível analisar esse trajeto e aplicar estratégias para conquistar a atenção do consumidor, gerar confiança e consequentemente realizar uma compra. 

Antes de compreender a jornada, é preciso conhecer de perto quem é o seu público consumidor, como ele se comporta e quais as dores que eles possuem. Perceba quais são as principais características e dúvidas em comum. Perceba porque o seu produto é procurado e como ele resolve esses problemas. É dessa maneira que você encontrará formas de manter a sua audiência.

Dito isso, é necessário compreender que a jornada é dividida em três etapas: Aprendizado e descoberta, consideração da solução e decisão de compra. Continue a leitura para saber mais sobre cada uma delas.

A primeira etapa consiste no aprendizado e na descoberta. Nesse processo o seu potencial consumidor, não sabe ainda que tem um problema, mas tem curiosidade sobre o assunto. Surge então a oportunidade de atraí-lo criando conteúdos que chamem a atenção. Não é o momento de vender e sim de despertar o interesse e  ensinar sobre os temas, de forma que ele avance para a próxima fase.

Na segunda etapa ocorre a consideração da solução. Isso significa que o cliente reconhece que precisa fazer algo e procura soluções. É nesse período que os conteúdos devem ser focados em como esses problemas podem ser resolvidos. A criação de ebooks, webinars com orientações mais aprofundadas. 

E por fim, surge a decisão de compra. Esse é o momento de converter esse potencial cliente em cliente real. Nesse momento ele buscará as opções ofertadas, os depoimentos de consumidores e indicações para que se sinta seguro na melhor escolha. É essencial que você mostre o diferencial do seu produto e serviço e que deixe evidente que você é o melhor. 

A empresa que acompanha essas etapas cria um relacionamento mais aprofundado com o cliente, pois além de oferecer conteúdo de valor de forma gratuita, gera também a conquista da confiança, vendas e fidelização.

Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo

Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

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