COLUNA – O empreendedorismo te pergunta: você quer assumir os riscos de começar algo novo?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Ousadia, inovação e coragem são características de qualquer empreendedor. Acreditar que aquele projeto pode sair do papel e que a zona de conforto já não é mais um bom lugar, é o começo de uma vida cheia de desafios, novidades e principalmente de ação.

Essa é a trajetória do empreendedor que investe tempo, dinheiro, conhecimento e esforço por um sonho. Que rala muito para conseguir atingir as suas metas com brilho no olhar e força para lutar pelo o que acredita. Não é todo mundo que é empreendedor, mas qualquer pessoa pode se tornar um, se tiver foco e planejamento.

O Brasil tem bons exemplos de empreendedorismo desde o começo de sua história, não é à toa que atualmente é um dos países mais empreendedores do mundo. Isso se deve ao fato de que o povo brasileiro é muito criativo e sabe usar a necessidade ao seu favor em diversas situações, principalmente em momentos de crise e desemprego, como é o caso do nosso atual momento.

Mas nem tudo são flores, para empreender por aqui, é preciso ter um bom plano de negócios, saber analisar os cenários com bastante cautela, perceber os riscos que podem surgir e seguir sempre um planejamento. É importante lembrar que esse processo é acompanhado de algumas burocracias cheias de licenças e procedimentos que exigem paciência e coragem.

Uma coisa é certa, se antigamente o objeto de desejo do brasileiro era ter o seu trabalho estável de carteira assinada e uma boa aposentadoria para passar a velhice. Hoje o objeto de desejo é ser o dono do seu próprio negócio e permitir que o seu trabalho crie impacto e ajude a transformar a vida de outras pessoas. Isso é empreender. E para isso é preciso assumir riscos e ter coragem para começar.

Francielle Rocha
Instagram: @franrocha
Telefone: (31) 9 9944-7302

Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

Encontre uma reportagem