fbpx

COLUNA – Ócio criativo: Necessário e libertador

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Você é uma daquelas pessoas que acredita que o ócio é simplesmente uma desculpa para quem não quer trabalhar? Então deixa eu te explicar porque esse conceito é visto tão erroneamente, como podemos mudar de ideia e do quanto ele é fundamental para termos equilíbrio em nossas vidas.

Eu era o tipo de pessoa que trabalhava a todo o momento o máximo que conseguia. Se me deixassem eu passava de domingo a domingo trabalhando porque achava que assim era a melhor forma de ser mais produtiva, porém depois que eu conheci a proposta do ócio criativo eu mudei completamente a forma de trabalhar e os resultados melhoraram muito.

O fato de não ter essa pausa, além de desencadear um cansaço excessivo também contribui para que o indivíduo se torne cada vez mais robotizado e não desenvolva a criatividade que pode melhorar ainda mais a sua eficiência e consequentemente a empresa que atua.

Ao contrário do que muita gente pensa, o ócio criativo não consiste em “não fazer nada” e sim em desenvolver o equilíbrio para separar um momento para a criatividade. Isso é possível quando você separa um tempo para ouvir uma boa música, assistir um filme, ficar com a família de forma que seja possível extrair ideias criativas dessas situações, e assim estimule a criatividade e a produtividade.

Se você é um workaholic, pode parecer um absurdo abordar esse tipo de assunto, mas eu te garanto que ter um tempo livre é fundamental para a nossa saúde mental e eficiência no trabalho. Faça o teste e depois me conte como foi sua experiência, eu vou adorar saber!

Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo

Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

Encontre uma reportagem