Investir na melhoria contínua de uma organização e definir os caminhos necessários para atingir os objetivos institucionais são algumas das propostas da gestão estratégica. Esse modelo de gestão, que pode ser aplicado em pequenas, médias e grandes empresas, é construído com base em três pilares essenciais: plano estratégico, implantação e monitoramento.
De forma prática, essa metodologia funciona como um roteiro que trata do desenvolvimento de uma empresa. Para que tenha mais eficiência é necessário que o empreendedor envolva a sua equipe de gestores no processo, o que gera mais envolvimento e comprometimento dos colaboradores.
O primeiro passo é desenvolver um planejamento estratégico. Isso significa que alguns estudos de cenários precisam ser aplicados. A análise SWOT, por exemplo, é uma ótima ferramenta para identificar as forças e fraquezas do ambiente interno e as ameaças e oportunidades do ambiente externo da empresa.
Com esse tipo de trabalho é possível identificar as principais vantagens competitivas em relação ao mercado e ao mesmo tempo, indicar os pontos de melhoria.
A próxima etapa é a implantação. Lembre-se que de nada adianta planejar, se não executar o plano. Portanto, após realizar o levantamento e as análises considerando os cenários, o próximo passo é garantir a implantação desse projeto, de modo que o plano não fique somente no campo das ideias e sim que possa ser desenvolvido como esperado.
Por fim, chega o momento de fazer o monitoramento. Nessa última fase, é essencial analisar os resultados obtidos e compará-los com os resultados esperados. É a partir dessa avaliação que os ajustes devem ser feitos para que sejam mais assertivos.
É perceptível que cada pilar da gestão estratégica se complementa. Só é possível mensurar algo que é implementado, da mesma forma que só é possível aplicar algo com planejamento. Portanto, a união desses fatores é essencial para uma gestão de qualidade e eficiente.
Se você tem um negócio, por menor que pareça, esse tipo de gestão pode ser implantada e gerar resultados precisos para mudanças grandiosas. Muitas empresas se perdem ao longo do caminho, porém com um modelo detalhado de gestão é possível conquistar cada vez mais melhorias que podem criar um diferencial e consequentemente gerar lucros. Invista em seu negócio e na sua gestão!
Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo