REFLEXÃO 01
HOMEM E MULHER: O AMOR SUPERA AS DIFERENÇAS
Numa sociedade plasmada pelo consumo, pelo poder e pelo possuir, ter uma visão humana e projetada para o outro é possível à medida que formos capazes de sair de nós mesmos e viver no âmbito do outro. Conviver harmoniosamente com os outros só se pode tornar uma realidade quando cada pessoa dentro de um singular original harmonizar em si próprio as reações e em consequência disto, aprender a relacionar-se com os outros.
REFLEXÃO 02
“O TESTEMUNHO DE UM CASAL”
“Estávamos casados há pouco menos de 10 anos. As pequenas divergências foram-se acumulando. Começou a ser mais difícil para os dois aceitar com indulgência as manias do outro. Havia entre os dois uma constante tensão latente. A comunicação diminuiu. Ele começou a deixar-se absorver cada vez mais pela vida profissional e a estar mais ausente. E quando presente mostrava-se indiferente e silencioso. Ela começou a ignorá-lo, voltou-se para o seu trabalho. O relacionamento iniciou-se pelo amor – mas agora tinha-se tornado uma convivência quase forçada entre duas pessoas que pareciam afastar-se cada vez mais uma da outra.
“Fomos nos confessar” conta eles. Não aguentávamos mais e dissemos ao confessor. Dissemos-lhe nossa revolta e tudo o que considerávamos ser amor transformando em inimizade – para não dizer em ódio. E ele ouviu-nos longamente, pacientemente. Depois, perguntou-nos simplesmente, se nós conhecíamos o costume dos escudeiros, de praticar todos os dias uma boa ação. Experimente durante um mês praticar todos os dias uma boa ação para com seu marido e com sua esposa:
– Faça-lhe um favor;
– Facilite-lhe um trabalho;
– Dê-lhe um sorriso;
– Não espere resposta nem reconhecimento;
– Tire tempo somente para o casal, sem filhos ou animais;
Continue todos os dias a praticar uma boa ação um para com o outro. Experimente. Inicialmente não foi fácil iniciar esse novo comportamento, mas os dois se esforçaram:
– Deixavam um prato de jantar favorito que gostavam;
– A preparar o ambiente de trabalho, preparando uniforme, organizando os
papéis, usando um aromatizador diferente;
– A dar-lhe um sorriso – uma palavra amiga- um sinal de carinho;
Depois de uma semana, ele trouxe flores e deixou na mesa da cozinha. Eles se dedicaram diariamente a dialogar. Depois de mais uma semana saíram para jantar fora, sozinhos como costumavam fazer de tempos em tempos. Então falamos. E reconhecemos que cada um de nós se tinha entrincheirado por trás da teimosa expectativa que o outro compreendesse as suas necessidades, um ajudasse o outro a resolver determinados problemas. Isso aconteceu porque cada um se voltou para si em vez de estar voltado para o outro. “Assim, as nossas ações se tornaram um fundamento sobre o qual reconstruímos o nosso amor”.
REFLEXÃO 03
CONDIÇÕES PARA UM BOM RELACIONAMENTO
Sabemos que parte da interação humana fundamenta-se nos sentimentos entre as pessoas, ou seja, através de uma atração interpessoal entre as pessoas e simultaneamente afetiva. Dentro do campo social e familiar de interações. Por vezes estas de baseiam na competitividade e egocentrismo tornando-se por isso necessário criar momentos fortes, de contatos, de relacionamentos maduros pelo diálogo e colocando-se no lugar do outro.
“Quando uma pessoa se aceita como é, tem mais facilidade de aceitar os outros como são e a viver em harmonia com eles”.
REFLEXÃO 04
A REALIDADE MASCULINA E FEMININA É DIFERENTE
Então, o primeiro cuidado que o homem deve ter na comunicação com sua mulher é tentar ser mais explícito possível no tocante ao que lhe aborrece, para evitar os devaneios da imaginação feminina. A mulher tem necessidade de se expressar através da conversa, da troca de experiência.
“A comunicação é de importância primordial. Dividir seus sentimentos pessoais é muito mais importante do que atingir metas e sucesso. Conversar e se relacionar com o outro é fonte de imensa satisfação”.
ENFIM…
Casais felizes e exemplares não são aqueles entre os quais nunca surgem problemas e até crises; mas aqueles que superam as crises e resolvem os problemas no diálogo que procuram crescer juntos, sair da própria limitação com a ajuda do outro e ajudar por sua vez, o outro a sair e crescer.
.
Texto adaptado do Livro: Diálogo em 4 Dimensões
Olindo e Marilene Toaldo
Sociedade Mãe Rainha – Santa Maria/RS 2018
PENSE COM CARINHO
“Salvai as famílias custe o que custar”
Padre José Kentenich
Danielly da Silva Araújo
Formação: Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/ Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).
Atuação: Gestora de Escola de Educação Infantil/ Vice-diretora de Escola de Educação Especial
Influencer Digital- criadora de conteúdo
Redes Sociais: Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook “Família em Construção”.