Assim como eu, você já deve ter visto um vídeo ou uma propaganda que apresentou um produto perfeito para você, não é mesmo? Na maioria das vezes ela vem acompanhada da ideia de que aquele produto pode transformar a sua vida! É incrível como um discurso rápido pode ser tão convincente a ponto de estimular a compra de algo que precisa muito ou que às vezes nem você mesmo sabia que precisava.
Isso não acontece somente nesses casos, muitas vezes o vendedor precisa desenvolver um discurso instantâneo e persuasivo, que incentive o cliente a saber mais sobre o serviço e consequentemente fechar o negócio. Chamamos esse discurso de pitch de vendas, que consiste em comunicar em apenas três minutos as principais características do seu negócio, manter a atenção da sua audiência e deixá-la cada vez mais interessada em descobrir mais sobre o seu trabalho.
Para realizar o pitch, você vai precisar pensar rápido e falar nesse primeiro momento apenas tópicos fundamentais. Diga seu nome, a empresa e o ramo do negócio. É indispensável adaptar a sua fala ao seu público, portanto evite falar termos técnicos demais e seja o mais objetivo possível. Se é um público muito leigo, não tem a necessidade de falar palavras que não serão compreendidas.
Outro tópico importante é entender o problema que seu cliente tem e que pode ser resolvido com o seu negócio. Uma forma importante de se destacar isso, é mostrando como os concorrentes estão trabalhando e porque a sua solução é melhor. Aproveite para apontar quais os benefícios ganhos, se ele te escolher.
É claro que para desenvolver o pitch é necessário compreender muito bem o tipo de público e as suas necessidades, comentar os casos de sucesso também reforçam a credibilidade e autoridade do seu negócio. O pitch de vendas carrega a ideia de que os problemas do seu público acabarão com a chegada do serviço ou produto, então fica aqui a pergunta: como o seu negócio pode sanar as dores dos seus clientes?
Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo