A busca por um objetivo e novas conquistas exige dedicação. Porém, algumas vezes o objetivo não é alcançado. Geralmente, isto acontece porque mantemos hábitos que nos levam sempre ao mesmo lugar. Para que um resultado diferente seja alcançado precisamos mudar alguns destes hábitos.
Em se tratando de hábitos alimentares, muitas pessoas desejam um estilo de vida melhor, mas não estão dispostas a mudar hábitos enraizados há anos. Desta forma, o objetivo dificilmente será alcançado. Há também pessoas que desejam uma vida mais saudável e estão dispostas a mudar, mas não conseguem passar por todo o processo de transição e desistem no meio do caminho. E há as pessoas que se realmente alcançam este objetivo e fazem deste, um novo estilo de vida. E por que algumas pessoas conseguem a tão sonhada vida saudável e outras não?
Primeiramente precisamos entender que passamos por estágios de prontidão para mudanças. São eles:
– Pré-contemplação;
– Contemplação;
– Preparação;
– Ação;
– Manutenção.
Em seguida deve-se observar os motivos deste desejo de mudança.
– Qual o real motivo que te levou a decidir mudar?
– Quer mudar para ter o corpo igual da fulana?
– Quer mudar por você ou pelos outros?
Estas são questões ajudam a entender o grau de empenho e comprometimento ao processo de mudança. Observamos que quando o objetivo principal não é o bem estar próprio as pessoas não têm êxito no processo de mudança.
Outra questão super importante para avaliar o motivo pelo qual o indivíduo não consegue mudar definitivamente seus hábitos é se ele tem este objetivo como prioridade na vida dele. Quando temos uma prioridade definida nos empenhamos naquilo. Ex: se você decidiu passar em um concurso você irá se empenhar ao máximo nos estudos. Deixará de fazer outras coisas para aproveitar as horas do dia para alcançar seu objetivo. A mesma coisa acontece na mudança de hábitos alimentares. Você irá deixar alguns hábitos antigos para alcançar o seu novo objetivo.
Muitas vezes questiono os clientes com a seguinte questão:
– Você está disposto a mudar?
Esta pergunta faz a pessoa perceber se aquilo realmente é uma prioridade para ela. Se ainda não for, é preciso lembrar dos estágios de prontidão para mudanças e ter paciência para passar por todos eles até alcançar o objetivo final.
Desta forma, espero passar para vocês que muitas coisas influenciam no processo de mudança de hábitos. As vezes apenas querer não é o bastante. Você precisa agir! E agir constantemente. Espero que entendam que há fases a serem passadas até que alcancem o objetivo final. Não desistam no meio do caminho achando que é impossível. Basta ter um foco, disciplina e comprometimento contínuo que conseguirão sim ter hábitos saudáveis definitivamente.
Aproveito para convidá-los para uma live que acontecerá amanhã, dia 29/09 às 19h no facebook do Jornal Por Dentro onde eu abordarei exatamente este tema. Espero vocês!!
Me enviem sugestões de temas para as próximas postagens: 31 98872-3586
Um grande abraço e até a próxima!
Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351