Os suplementos de vitaminas e minerais estão, cada vez mais, sendo usados indiscriminadamente. A mídia tem sido um grande influenciador deste consumo, uma vez que busca enfatizar seus benefícios. Entretanto, o consumo destes suplementos, sem orientação, pode não ter o efeito desejado por serem recomendados para tratar ou prevenir algumas deficiências nutricionais específicas.
Durante a pandemia observamos uma crescente busca por suplementos de vitamina C, vitamina D, zinco e outros com o objetivo de melhorar a imunidade. A verdade é que, para a maioria das pessoas, uma alimentação saudável, variada e em quantidades adequadas são suficientes para suprir todas as necessidades nutricionais. Comprovadamente, o consumo de frutas, verduras e legumes, adequadamente, oferecem uma proteção superior contra doenças como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e outras, quando comparados à suplementação de nutrientes isolados.
Com exceção do leite materno para crianças de até 6 meses, nenhum outro alimento é completo. Ou seja, nenhum outro alimento tem todos os nutrientes que precisamos. Desta forma, para aumentar a imunidade e ter mais saúde mantenha uma alimentação variada e saudável e evite o uso de suplementos nutricionais sem orientação de um médico ou nutricionista.
Um grande abraço e até a próxima semana!
Me enviem sugestões de temas para as próximas postagens. 31 98872-3586
Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351