fbpx

COLUNA: Quatro coisas que você não deve fazer em sua sessão fotográfica

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Boa tarde meu povo! Tudo bem?

Já falei muito aqui sobre coisa que você deve fazer para sair bem em uma foto, para escolher o seu fotógrafo ou pra fazer uma sessão de retratos bacana. Hoje eu resolvi falar um pouco sobre o que NÃO fazer se você quiser que a sua sessão de fotos fique legal.

Então vamos a lista:

1 – Não tente coisas diferentes no seu visual.

Está afim de fazer aquela mudança no corte ou na cor do seu cabelo? Utilizar algum estilo de roupa que viu e achou bonito em alguém mas nunca utilizou? Testar uma nova profissional para fazer a sua maquiagem?

Deixe pra fazer em um outro momento, não para a sessão fotográfica.

As chances de você se arrepender da mudança são reais, e você não quer que todo o trabalho que fez junto ao fotógrafo seja perdido porque você tomou uma decisão ruim na véspera da sessão. Certo?

2 – Não deixe de dar um trato no visual em preparação para sessão.

Roupas amassadas, cabelo desarrumado, cabelo com a raiz branca, barba mal feita, etc. São alguns dos problemas que às vezes chegam pra nós fotógrafos no momento da sessão.

Já vi um cliente ficar completamente desmotivado com a sessão, em seu decorrer, quando percebeu na foto que a raiz do seu cabelo estava branca.

Prepare-se para a sessão, pinte o cabelo se for algo que você faz, ou assuma o branco se for o que você gosta. Tenha certeza que suas roupas estão bem passadas e não amassarão no deslocamento. Faça a sua parte para ajudar o fotógrafo a te entregar o melhor que ele pode.

3 – Não deixe de fazer as pazes com você mesmo.

Seja você como for, magro, alto, baixo, gordo, zarolho, careca. O importante é que você se aceite e seja feliz com quem você é.

Se você está insatisfeito(a) com sua forma física, entenda que é possível a mudança, mas ela não deve ser feita digitalmente para passar uma imagem falsa de quem você é. As pessoas te enxergam na rua e no convívio social e vão saber se o seu retrato for uma enganação. ELAS SABEM EXATAMENTE COMO VOCÊ É.

Da mesma forma, se você é gordinho(a), por exemplo, não há nada de errado nisso. Se essa característica te incomoda, busque mudanças que sejam reais. Você sempre terá a possibilidade de fazer uma nova sessão de fotos e apresentar a nova versão de si mesmo.

Olhe-se no espelho sempre, busque enxergar o que você tem de positivo e mudar o que te incomoda, se estiver ao seu alcance. Se for fazer uma sessão de fotos, não há nada melhor do que ser você mesmo e se aceitar.

4 – Se você não tiver experiência para posar, NÃO fotografe com um fotógrafo sem experiência em dirigir pessoas.

Se você não sabe como se comportar perante a uma câmera, que posturas assumir para apresentar a sua imagem da melhor forma, que ângulos e expressões utilizar, você deve procurar um profissional que será capaz de te orientar no processo. Ou correrá o risco de jogar a sua sessão pelo ralo com fotos desajeitadas, ambíguas ou que não apresentam sua imagem de uma maneira interessante.

Imagina fazer uma sessão fotográfica onde nem você nem o fotógrafo sabem o que fazer?

Bom pessoal, essas são algumas dicas sobre o que NÃO fazer quando for ser fotografado(a). Espero que ajudem de alguma forma, são coisas que noto com frequência no meu dia a dia como fotógrafo de retratos, fotografando uma média de 22 pessoas diferentes todos os meses.

Aproveite e bons retratos!

Lucas Araújo
Fotógrafo

Lucas Araujo, 28 anos, fotógrafo a 10 anos em Matozinhos e região. Especializado na construção de Retratos Profissionais.

Encontre uma reportagem