COLUNA – Transição de carreira: o desafio de recomeçar

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Depois de passar um tempo atuando em uma área, de fazer as descobertas sobre o mercado de trabalho e sobre nós mesmos, é natural levantar o seguinte questionamento: Será que é o momento de começar uma nova carreira? 

A resposta para essa pergunta é: depende. O primeiro passo é compreender quais são as razões que levam você a querer essa mudança. Você precisa entender qual é a importância desse novo passo na sua vida e quais são os motivos que te levaram para esse novo cenário.

Muitas pessoas abandonam a carreira por conta da empresa, do chefe ou até dos colegas de trabalho. Se você está nesse contexto, estude procurar outras empresas eampliar a sua perspectiva, muitas vezes o problema é a insatisfação na empresa e isso pode ser melhorado se você mudar de local.

Por outro lado, devemos considerar que às vezes temos a tendência de estacionar na zona de conforto e acreditamos que aquela é a única saída. Muita gente fala que está naquele emprego, mas se sente insatisfeito, acorda com dificuldade para trabalhar, adoece por estresse e acreditaque aquele é o lugar mais longe que pode ir… Afinal as contas não são pagas sozinhas, não é mesmo?

Se você é uma dessas pessoas e sente que o seu trabalho não contribui com o seu propósito da forma como gostaria ou que descobriu uma nova área que tenha se identificado, ou ainda, está disposto a se aventurar em outra carreira, talvez seja o momento de fazer a transição.

Existem muitas formas de fazer a transição de carreira, muitas pessoas apostam em fazê-la quando são demitidas, outras quando entendem que podem desempenhar outras atividades em um novo mercado ou ainda, porque desejam trocar de uma profissão em uma mesma área. Nesse último cenário, a pessoa que trabalha em um determinado segmento pode decidir em seguir outro caminho dentro da mesma área, por exemplo, um advogado criminal, pode querer seguir a área trabalhista, afinal a profissão permite esse leque de oportunidades.

Para qualquer desses casos, se estiver certo que deve fazer essa transição, é fundamental encarar o medo, praticar a paciência e criar um plano de carreira. Liste o que você precisa estudar sobre essa carreira, os cursos que precisam ser feitos, quais são as referencias dela e com quem você pode falar e tirar as suas dúvidas.  

Sempre leve em consideração a sua estrutura financeira, faça uma reserva de emergência para esse período e lembre-se sempre de que as suas experiências e competências adquiridas nunca poderão ser tiradas de você e que elas são essenciais na sua vida profissional. Seguindo esses passos, tenho certeza que você poderá ter muito sucesso nesse recomeço.

Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo

Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

Encontre uma reportagem