fbpx

COLUNA: Vamos falar sobre fezes?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Bom, antes de iniciar este texto gostaria de fazer uma pergunta para você refletir: Você conhece as suas fezes?

As nossas fezes falam muito sobre a nossa saúde e no consultório percebo que a maioria das pessoas não olham, não analisam e não conhecem as próprias fezes. Então vamos falar um pouco mais sobre isto.

No nosso intestino vivem diversas bactérias que exercem papel fundamental para a nossa saúde como função protetora  (impedindo o estabelecimento de bactérias que causem doenças ), função nutricional, função imunomoduladora ( ativando o sistema imune) entre outras e vivem também bactérias que são potencialmente maléficas para nosso organismo mas o equilíbrio entre elas não nos causa mal. O conjunto de todas estas bactérias é chamado de microbiota intestinal.

Porém, o desequilíbrio desta microbiota pode trazer sérios problemas à saúde que vão desde alterações no sistema nervoso central (irritabilidade, falta de concentração…), diarreia, imunidade baixa, colite pseudomembranosa até a desnutrição. Este desequilíbrio pode ser provocado por fatores externos como alimentação inadequada, medicamentos, estresse, falta de higiene e outros.

O formato das fezes nos ajuda muito a avaliar se a microbiota intestinal está em equilíbrio ou não. Para sabermos se a consistência das fezes está adequada usamos a Escala de Bristol abaixo:

O que os formatos das fezes no vaso revelam sobre sua saúde …

Fezes dos tipos 1 e 2 indicam constipação intestinal. As dos tipos 3 indicam um bom funcionamento intestinal. Do tipo 4 indica um excelente funcionamento intestinal e as dos tipos 5, 6 e 7 indicam tendência diarreica, ou seja, o ideal é que as fezes sejam dos tipos 3 ou 4 para que possamos manter o bom funcionamento intestinal e o equilíbrio da microbiota.

Uma outra dica muito importante é observar sempre se as fezes boiam ou não. Isto mesmo! Devemos observar se as fezes ficam no fundo do vaso ou se boiam na água. Fezes que boiam significa que ela tem muita gordura presente, ou seja, sua alimentação está com excesso de gorduras ou você está com alguma alteração na digestão e/ou absorção das gorduras. Podem observar que quando comemos algo mais gorduroso (pizza, hambúrguer, frituras…) o funcionamento do nosso intestino fica alterado nas próximas horas (geralmente mais solto). Isto ocorre porque houve um desequilíbrio intestinal. Além da consistência, a cor das fezes também deve ser observada. Por exemplo: fezes brancas podem indicar problemas no fígado. Alterações pontuais podem acontecer e não nos trazer problemas de saúde, mas se isto ocorrer com maior frequência é quase certo que você terá problemas futuramente. Desta forma qualquer alteração persistente deve ser avaliada por um nutricionista ou médico.

E aí, gostaram das dicas? Espero que a partir da leitura deste texto vocês nunca mais olhem as suas fezes da mesma forma que antes!

Me envie sugestões de temas para as próximas postagens: 31 98872-3586

Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351
@nutrirobertabianchinni

Roberta Bianchinni (CRN 16351) é Técnica em Nutrição e Dietética pela escola III Millenium de Sete Lagoas, bacharel em Nutrição, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especialista em Nutrição Clínica e Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Grupo Santa Casa de Belo Horizonte. Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Estética e Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Esportiva.

Encontre uma reportagem