COLUNA: Venda mais com o inbound marketing

O inbound marketing  é uma forma de atrair possíveis clientes por meio de conteúdos relevantes na internet. De forma prática, isso significa que uma empresa pode criar conteúdos úteis e que chamem a atenção das pessoas, para que no futuro, quando elas precisarem de um serviço ou produto, procurem por aquela marca.

Vamos imaginar uma cafeteria, que sempre faz postagens em seu blog e nas redes sociais com temas relacionados ao café, para isso, ela mostra os benefícios, as harmonizações e dicas constantes para o público que a acompanha. Isso gera uma credibilidade e uma aproximação tão grande, que quando os seguidores quiserem tomar um café, certamente procurarão por ela.

Diferentemente daquele tipo de marketing que interrompe, como as propagandas dos vídeos do youtube, o inbound marketing tem a pretensão de atrair, ensinar, comunicar e tirar dúvidas do público. É uma forma diferente de vender, pois estabelece uma comunicação bilateral, ou seja, existe uma troca, onde a marca fala e o consumidor também. 

Para realizar o inbound marketing é preciso se atentar a quatro etapas essenciais. A primeira delas é a atração, que consiste em criar um conteúdo de valor, que demonstre autoridade sobre o assunto abordado e ao mesmo tempo desperte a atenção e ensine o potencial cliente. Esses conteúdos, podem ser distribuídos em diversas plataformas, como Instagram, Facebook, Tik Tok, LinkedIn, Blog e Youtube.

A segunda etapa consiste em converter, aqui ocorre uma relação de troca. O público deseja receber mais informações e em contrapartida a empresa deseja um contato ou ação dele, que pode ser um e-mail, telefone, seguir as redes sociais ou se inscrever nos canais. É criado então um relacionamento com esse lead

O próximo passo é fechar a compra, esse é o momento de mostrar o seu produto, quanto custa, como funciona, quais são os benefícios e assim concluir a venda. E por fim, chega à hora de encantar, a ideia é fazer com que o cliente recomende o seu trabalho para outras pessoas… Nessa etapa, vale realizar uma pesquisa de pós venda, para verificar as críticas e sugestões de melhorias. 

Você já aplicou esses passos no seu negócio? Percebe a importância dele para a construção de uma marca relevante e de autoridade para o público? Lembre-se que essas formas, além de engajar as pessoas promovem mais vendas e visibilidade para a sua empresa.  Aposte nessa forma de marketing e depois me conte os resultados!

Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo

Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

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