Hoje, 31 de agosto, é comemorado o dia do nutricionista. E você sabe a importância deste profissional para a sua saúde?
A maioria das pessoas ainda buscam tratamento nutricional quando já estão com algum problema de saúde. Geralmente, os objetivos são de perda de gordura corporal, adequação de exames ou em busca de uma alimentação adequada para determinada doença já instalada. Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que o nutricionista é o profissional que orienta sobre as necessidades nutricionais em cada etapa da vida visando a prevenção de doenças e manutenção da saúde.
O hábito alimentar é um dos principais fatores que interferem na saúde do indivíduo. Desta forma, a nutrição é extremamente importante pois, estimula a prática de hábitos saudáveis incluindo uma alimentação balanceada, e não restritiva, em busca do equilíbrio físico e mental.
A nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes com o objetivo de fornecer energia e manter as funções do corpo. A qualidade dos nutrientes ingeridas afeta diretamente no funcionamento de todos os órgãos e suas funções e, principalmente, na defesa do corpo contra doenças. A nutrição visa também oferecer ao indivíduo nutrientes adequados para que ele obtenha melhores resultados em todas as suas atividades diárias. Nestas atividades se incluem desde melhores resultados no trabalho, na realização de um exercício físico até a adequação do sono, melhora da concentração, melhor estabilidade de humor e muitas outras.
Em cada fase da vida nosso corpo demanda diferentes quantidades de energia e nutrientes. Na infância a nutrição vida manter um desenvolvimento físico adequado, formação do sistema de defesa e introdução de hábitos alimentares saudáveis.
Na adolescência as necessidades nutricionais são muito aumentadas. Nesta fase é de extrema importância uma alimentação balanceada para maturação sexual adequada, fortalecimento esquelético e controle do ganho de peso. É importante ficarmos atentos às questões psicológicas pois, os adolescentes tendem a se preocuparem mais com a aparência ao mesmo tempo que nesta fase eles tendem a consumir muitos lanches calóricos e consumir poucos vegetais, o que pode gerar um ganho de peso excessivo podendo desencadear deficiências nutricionais e transtornos alimentares como bulimia e anorexia nervosa.
A fase adulta é a fase de manutenção. Por isto, é de extrema importância que o indivíduo já tenha adquirido hábitos saudáveis anteriormente. Nesta fase a nutrição busca a prevenção de doenças e o envelhecimento ativo e saudável.
No idoso, a nutrição visa melhorar as defesas do organismo, avaliar processos de mastigação, deglutição, digestão, absorção, perda de paladar e olfato, ingestão de água, força motora, entre outros. Nesta fase apesar de as necessidades de energia serem reduzidas as necessidades de nutrientes são aumentadas. Por isto, é importante o acompanhamento nutricional para adequação alimentar.
Desta forma, o nutricionista é o profissional que ensina o indivíduo sobre a importância da alimentação saudável no desenvolvimento do corpo, na conservação da saúde e na manutenção da qualidade de vida.
Não espere ficar doente para procurar um profissional e conhecer as maravilhas que a nutrição pode fazer na sua vida.
Me envie sugestões de temas para as próximas postagens: 31 98872-3586
Um grande abraço e até a próxima.
Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351
@nutrirobertabianchinni