O autismo faz parte das desordens do desenvolvimento neurológico que denominamos de TEA, Transtorno do Espectro Autista. São diversos os tipos, como Síndrome de Asperger, Autismo Infantil, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento, Transtorno Desintegrativo da Infância, entre outros. Esse transtorno tem entre suas causas, majoritariamente a genética.
Segundo o DSM-5, que é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais que utilizamos para diagnosticar de forma assertiva os transtornos, os indivíduos que se incluem no diagnóstico de algum TEA, possuem alterações, que vão de LEVE a GRAVE, nas áreas de comunicação, socialização e capacidade sensitiva.
O autismo não é manifestado em todas as pessoas da mesma forma e nem com a mesma intensidade. O diagnóstico pode ser realizado nos primeiros anos de vida ou mesmo em crianças recém-nascidas ou por volta do primeiro ano. Existem indivíduos que irão apresentar alta funcionalidade, ou seja, poucos sintomas disfuncionais e outros, baixa funcionalidade, que é uma forma grave da doença. Seguem alguns SINTOMAS:
Caso o seu filho tenha menos de dois de idade e se enquadre em, pelo menos, três desses sintomas, ou maiores de 2 anos, que enquadre em, pelo menos, dois desses sintomas, é prudente que você peça ao pediatra ou neuropediatra que os acompanham, para que seja feito o teste de avaliação; quanto antes diagnosticar, menores podem ser os prejuízos e que os ajustes necessários sejam feitos, inclusive no ambiente escolar, e que os direitos também sejam assegurados.
Como é feito o TRATAMENTO?
O tratamento é feito de forma interdisciplinar, ou seja, engloba muitos profissionais, como médico, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, isso varia de caso para caso, a medida da necessidade de cada indivíduo, grau do Transtorno, prejuízos estabelecidos e comprometimento. Com a psicoterapia os sintomas tendem a ser amenizados ao longo da vida, possibilitando uma melhor qualidade de vida para o indivíduo e sua família. Em casos em que os sintomas como irritabilidade, agressividade, impulsividade, desatenção e insônia estão presentes, podem ser administrados medicamentos prescritos por um médico responsável pelo caso. Se informe e não deixe para depois em caso de hipótese diagnóstica de autismo, é uma doença e merece ser olhada com olhos de cuidado e muito carinho.
Quando há amor, entendimento e ação, as peças se encaixam!
“Quando você ajuda, as peças se encaixam”. Esse é o sentido!
Caso eu possa te ajudar de alguma forma, conte comigo.
Isis Costa
Psicóloga
(31) 99531-8207