fbpx

Com 14 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave, Contagem vai decretar situação de emergência

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Contagem, na Grande BH, vai decretar situação de emergência devido ao aumento de casos e mortes por doenças respiratórias. A cidade já registrou 14 óbitos, segundo o último balanço da prefeitura, em 4 de maio. Um decreto deve ser assinado nesta sexta-feira (17) pela prefeita Marília Campos (PT).

O tempo seco, típico desta epoca do ano e que ainda vai seguir pelos próximos meses, preocupa a administração municipal. Até o momento, foram notificados 5.238 casos de Síndrome Gripal (SG) e 350 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Conforme a prefeitura, os atendimentos de crianças e adolescentes cresceu nas unidades de urgência e emergência do município. O aumento foi de 136,9% no socorro prestados nas UPAS e no Centro Materno Infantil (CMI). Em dezembro do ano passado foram 5.094 atendimentos, contra 12.068 em abril de 2024.

“Torna-se necessário o direcionamento de esforços para reorganização dos serviços no âmbito da assistência e vigilância em saúde para uma resposta eficaz à emergência”, informou o município. 

O decreto de emergência visa a facilitar e desburocratizar a compra de insumos e a chegada de profissionais de saúde para atender a demanda.

Encontre uma reportagem