O número de testamentos foi recorde em Minas Gerais no primeiro semestre de 2021. O crescimento foi de 52% comparado ao mesmo período de 2020. Até junho, foram realizados 1.532 testamentos. No mesmo período de 2020, foram 1.005.
Também houve aumento no número de testamentos que valem com a pessoa ainda em vida. O registro do documento conhecido como testamento vital teve crescimento de 47% em 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
“Mortes causadas pela pandemia e maior preocupação com o planejamento sucessório explicam o crescimento. Foi o maior número da história superando 2019, quando foram 1.285 lavraturas testamentárias. A morte ficou mais próxima de todos nós nos últimos dois anos e acredito que isso tenha feito as pessoas refletirem mais sobre elas e planejarem a destinação de seus patrimônios”, disse o presidente do Colégio Notarial do Brasil, Seção Minas Gerais, Eduardo Calais.
Foram realizados 22 testamentos vitais entre os meses de janeiro a maio. Em 2020, foram 15.
Testamento On-line
Desde 2020, é possível fazer também o testamento de forma online. É preciso um Certificado Digital Notariado emitido, de graça, pelos Cartórios de Notas cadastrados, ou um certificado padrão ICP-Brasil, o mesmo utilizado para envio do Imposto de Renda de Pessoa Física.
Um link para videoconferência será enviado para o e-mail indicado pelo usuário e, em seguida, é possível assinar o documento pelo computador ou celular. O valor online é o mesmo do presencial em cartório, a partir de R$ 308.
Em Belo Horizonte são 10 cartórios que fazem o registro e os endereços estão disponíveis no site do Colégio Notarial do Brasil.