O Coral Luiz Gonzaga de Pedro Leopoldo completa 10 anos de atividades ininterruptas no mês de agosto. Por conta da pandemia do coronavírus, o Concerto que seria realizado com a Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande precisou ser adiado (ainda sem data para acontecer). No entanto, mesmo distantes, músicos continuam ensaiando.
Na semana passada, um vídeo em comemoração aos 10 anos foi postado nas redes sociais (assista no final da matéria). A iniciativa/produção ficou tão bacana que chamou atenção da Globo Minas, que fez uma reportagem muito legal sobre o coral.
“Fizemos esse vídeo para comemorar a data, com a parceria da AMS Produções. Cantamos músicas eruditas, populares e cristãs em geral. Estamos realizando ensaios on-line, para não ter que parar com as atividades”, contou a Maestrina Carol Malaquias, regente deste a fundação do coral.
Mais sobre o coral – A ideia de formação de um coral no Centro Espírita Luiz Gonzaga nasceu em 2004, quando o colaborador Amarildo Germano começou a tocar e cantar para harmonização nas reuniões públicas das sextas-feiras. Diversos colaboradores do Centro sugeriam a formação de um coral. Logo se formou um grupo de canto, mas sem nenhum compromisso formal.
Em abril de 2010, durante uma belíssima apresentação de um coral de Goiânia, essa ideia ganhou forças. Amarildo iniciou então a idealização do coral fazendo convites em todos os Centros Espíritas de Pedro Leopoldo e Matozinhos e à maestrina Ana Carolina Malaquias Pietra. Nos dias 05 e 07 de agosto de 2010 aconteceram os primeiros testes vocais e no dia 12 do mesmo mês aconteceu o primeiro ensaio, com mais de 30 participantes.
A primeira apresentação aconteceu menos de 2 meses depois, na abertura de um seminário em comemoração ao centenário de nascimento de Chico Xavier, no dia 03/10/2010, para um público de mais de 200 pessoas, na Fazenda Modelo.
Desde então o Coral, que conta atualmente com 32 participantes, aberto a quem queira participar mediante teste vocal, sempre sob a regência de Carol Malaquias Pietra, vem se apresentando em diversos eventos espíritas, beneficentes, igrejas, instituições de caridade, comemorações, shoppings, aeroporto etc. em diversas cidades de Minas Gerais, cantando músicas cristãs ou músicas que tragam mensagens edificantes.
Reportagem: Ronaldo Araújo.