fbpx

Comerciantes fazem protesto contra o fechamento de comércios em BH

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Alguns comerciantes de Belo Horizonte realizaram um protesto contra o fechamento do comércio, nesta segunda-feira (29), em frente à Prefeitura. Uma carreata está sendo organizada para às 16 horas.

Segundo os organizadores, o movimento tem o objetivo de chamar a atenção para um possível clima de guerra que o chefe do Executivo Municipal tem promovido. “A essência do grupo não é pedir para o Kalil sair, pois isso nós vamos reclamar é na urna. O fato é que ele está criando um clima de guerra desnecessário. Fechar a cidade não vai fazer o vírus ir embora, nós queremos diálogo. O senhor precisa de uma abertura com consciência? Então não vamos deixar cliente provar mercadoria, por exemplo. Vamos seguir as diretrizes europeias. O fechamento não é o caminho, pois vamos colher uma crise muito grande da cidade no curto e médio prazo”, concluiu.

A PBH informou por meio de nota que se reuniu com representantes de entidades comerciais e do Legislativo por sete vezes (entre 5 de maio e 3 de junho). “Nesse período, o município dialogou com os comerciantes, acatou propostas e sugestões para o retorno das atividades. Também elaborou, em conjunto com o grupo, as fases de reabertura (comércio) e os setores que seriam incluídos em cada uma delas. Após essas definições, o grupo encerrou seus trabalhos para que o Comitê de Retomada pudesse discutir soluções com representantes de outras atividades econômicas (academias, escolas, clubes, entre outros)”, disse.

A prefeitura ainda esclareceu que as fases de reabertura do comércio já foram construídas, mas a sua efetivação, como datas, manutenção, avanço ou retrocesso, dependem do resultado dos indicadores epidemiológicos – índice de transmissão e taxas de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria para Covid-19.

Encontre uma reportagem