O comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 196,1 bilhões ao longo de 2023, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Desde 2016, o setor quintuplicou seu volume negociado, saltando de R$ 39 bilhões para o valor atual.
Os estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais concentraram 60% dos negócios realizados online, com o Sudeste dominando 73,5% das vendas. Entre os produtos mais vendidos estão smartphones (R$ 10,3 bilhões), seguidos por livros e impressos (R$ 6,4 bilhões), e televisores (R$ 5,3 bilhões).
O projeto E-commerce.BR está sendo desenvolvido para aumentar a adesão de pequenos negócios ao comércio eletrônico, especialmente em regiões com menor participação, como o Norte e Centro-Oeste.
Fonte: Agência Brasil
Foto: CNN Brasil