A Comissão do Trabalho, de Previdência e da Assistência Social realizará, no próximo dia 12 de março, uma audiência pública para discutir os impactos financeiros, estruturais e ambientais do edital de licitação do “Lote Rodoviário 8: Vetor Norte”. A proposta de concessão abrange 181 quilômetros de rodovias em pelo menos 13 cidades da região metropolitana, incluindo a MG-010, MG-424 e LMG-800.
Durante o debate, especialistas, trabalhadores de transporte por aplicativos e moradores da região discutirão as consequências econômicas da cobrança de pedágios. As cidades de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Prudente de Morais serão diretamente impactadas, além de outras localidades como Confins, Santa Luzia, Lagoa Santa, Jaboticatubas, Capim Branco e Santana do Riacho.
A proposta de pedágio prevê tarifas de cerca de R$ 18,36 para os deslocamentos entre Belo Horizonte e o Aeroporto Internacional de Confins, que são superiores ao preço de R$ 18,30 da passagem de ônibus convencional. Para os trabalhadores da Região Metropolitana, os valores podem superar os R$ 20, o que tem gerado preocupação entre a população.
Embora o edital preveja a criação de 4 mil novos empregos, os deputados ressaltam que o impacto financeiro e econômico para o Estado e para os trabalhadores é desproporcional. Além disso, foi apresentado um Projeto de Lei para impedir a instalação de praças de pedágio em distâncias menores que 100 quilômetros, buscando reduzir o impacto para motoristas e transportadores que utilizam as rodovias de Minas Gerais.
Fonte: Hoje em Dia
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