De acordo com levantamento realizado pela Serasa, 57 milhões de brasileiros estão endividados sem saber. Entre os consumidores que desconhecem a existência de dívidas em seu nome, pelo menos 19 milhões foram negativados pelos credores e, portanto, estão na “lista suja” do Cadastro de Inadimplentes. A pesquisa inclui tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
A especialista em educação financeira da Serasa, Aline Maciel, explica que o desconhecimento sobre débitos pode ocorrer por diferentes razões, como a falta de monitoramento do CPF/CNPJ, dados cadastrais desatualizados ou até a desinformação financeira. Muitas pessoas só descobrem que têm pendências quando tentam contratar um financiamento, fazer um crediário ou acessar serviços essenciais.
Para ajudar quem está nessa situação, a Serasa oferece o Feirão de Negociação, onde é possível quitar débitos com descontos e sair da lista de inadimplentes. As negociações podem ser feitas com empresas de diversos setores, como bancos, cartões de crédito, universidades, telefonia, energia, entre outros. As dívidas podem ser pagas via Pix para uma baixa instantânea da negativação, além de atualizarem o Score em tempo real.
O Feirão está disponível até o dia 31 de março e conta com 267 milhões de ofertas de dívidas para negociação, que podem ser acessadas em 10 mil agências dos Correios, incluindo a unidade Central em Belo Horizonte, na avenida Afonso Pena. Para mais informações, é possível consultar o app da Serasa ou entrar em contato via WhatsApp.
Fonte: HOJE EM DIA
Crédito da foto: CDL MG / Divulgação