fbpx

Como cultivar uma imagem positiva nas redes sociais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Você já ouviu falar de “Personal Branding”?A cerca de dois meses atrás, fotografei uma pessoa para a atualização e melhoramento do seu posicionamento online. Esse contrato foi estabelecido através da pessoa que era a responsável pelo marketing desta empresária que seria fotografada por mim. 

Após a entrega do trabalho, recebi o retorno positivo a respeito dos retratos produzidos. As clientes haviam ficado super satisfeitas com o resultado e durante a conversa a cliente me falou ainda sobre o termo Personal Branding, e me disse que o meu trabalho para ela tinha muito a ver com isso.

Eu já havia ouvido falar do termo, porém não tinha feito a associação e nunca tinha chamado o meu trabalho dessa forma.

Na wikipédia, Personal Branding (marca pessoal, ou criação de marca pessoal) está definido como: “Personal branding é o esforço consciente e intencional de criar e influenciar a percepção pública de um indivíduo ao posicioná-lo como uma autoridade em seu nicho, elevando a sua credibilidade e o diferenciando da competição, com o objetivo de avançar em sua carreira, aumentar o seu círculo de influência e ter um impacto maior”. 

Existem alguns meios de se aprimorar essa marca pessoal, e a fotografia de Retratos Profissionais é uma ferramenta que funciona muito bem nesse sentido, quando bem executada e por um profissional responsável. Sim, quando bem executada, pois um profissional que não tem conhecimento pode além de não ajudar e ser um mau investimento, piorar as coisas.

A ideia de Personal Branding funciona também para indivíduos que não tem o interesse profissional por trás do aprimoramento da própria imagem. Pessoas comuns podem utilizar desse tipo de ferramenta para melhorar a forma como são percebidas pelos outros ao seu redor e criarem oportunidades.

Te convido a fazer um exercício mental, analise as seguintes situações:

– Situação 1: Você visita o perfil de alguém no Instagram ou no moribundo Facebook e ao navegar em seu perfil e seus álbuns de fotos encontra muitas publicações revelando sua forma física, sua beleza, as festas que frequenta, as viagens que faz, as bebidas que bebe, vídeos de si e de amigos em situações degradantes, além de possivelmente algumas fotos com a família e amigos. 

Porém, você não encontra nada relacionado ao trabalho que aquela pessoa desenvolve, as suas ideias, seus sonhos, sua luta, não encontra nenhum tipo de indício de atividades que essa pessoa realiza que não sejam relacionadas a busca incessante pelo prazer ou a valorização exacerbada de futilidades.

– Situação 2: Você visita o perfil de alguém no Instagram ou Facebook e ao navegar em seu perfil e álbuns encontra retratos bem feitos e de bom gosto dessa pessoa, que mostram que ela é alguém que cuida da própria imagem, procura se posicionar de maneira polida nas redes sociais, apresenta idéias próprias de forma educada e articulada, mostra os trabalhos que realiza e fala sobre seus sonhos. 

Também publica coisas que uma pessoa normal posta: família, viagens, festas, etc. Mas tudo dentro de um contexto que permite entender que aquela pessoa vive uma vida produtiva e se diverte nas horas vagas.

Agora vamos conversar, responda as perguntas a seguir nos comentários:

1 – De quem você teria uma primeira impressão melhor? 
2 – No caso de ser um profissional, qual dos dois perfis você contrataria para solucionar o seu problema? 
3 – Quem lhe parece ser uma pessoa mais interessante?

A sua imagem pessoal é algo que quer você pense a respeito ou não, será moldada pelas coisas que você compartilha publicamente, pelas suas ações em sociedade, pelas forma como se apresenta, apresenta as suas ideias, a forma como se veste e a forma como se expressa.

Muitas pessoas fazem um marketing extremamente negativo de si e não percebem o impacto que isso têm em suas vidas. Fechando diversas portas e perdendo diversas oportunidades por falharem em cuidar da forma como se comunicam.

Este texto é um convite que faço a você leitor para que a partir da leitura comece a realizar as suas publicações nas redes sociais de forma mais deliberada. Não estou dizendo a você que você não pode publicar a sua foto de biquini ou sem camisa nas redes sociais. A bebedeira de fim de semana ou os eventos semanais que frequenta. Cada caso é um caso e deve ser analisado sob essa ótica.

Não sou o dono do Instagram, nem do Facebook e muito menos da sua vida. Mas estou lhe recomendando que a partir de agora comece a cuidar da forma como cultiva a sua imagem. Fazendo o que lhe cabe para exercer uma influência positiva no emaranhado de fatores que afetam a forma como as outras pessoas te percebem.

Dessa forma você será capaz de se comunicar com mais eficiência, será capaz de abrir mais portas do que fechar e criar uma série de oportunidades positivas tanto no sentido pessoal quanto profissional.

Você pode escolher cuidar do seu Personal Branding ou deixar a responsabilidade na interpretação dos outros. O que você escolhe?

Lucas Araújo
Fotógrafo profissional – Contato: (31) 99692-1294

Lucas Araujo, 28 anos, fotógrafo a 10 anos em Matozinhos e região. Especializado na construção de Retratos Profissionais.
Lucas Araujo, 28 anos, fotógrafo a 10 anos em Matozinhos e região. Especializado na construção de Retratos Profissionais.

Encontre uma reportagem