Como declarar previdência privada e pensão alimentícia no imposto de renda 2025

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Se você tem Imposto de Renda a pagar, investir em previdência privada pode ser uma estratégia para obter uma dedução na hora da declaração. Até 12% dos rendimentos obtidos em 2024 podem ser abatidos com o tipo de plano PGBL, conforme as regras da Receita Federal. No entanto, é importante observar que a dedução só é possível com esse plano e, ao resgatar o benefício, o imposto será pago sobre o valor total depositado, incluindo os rendimentos.

Já o VGBL não oferece dedução fiscal na declaração, mas no momento do resgate, o imposto incide apenas sobre os rendimentos. O plano PGBL é recomendado para quem faz a declaração no modelo completo e possui uma renda tributável alta, enquanto o VGBL é mais indicado para quem deseja acumular patrimônio sem focar em deduções.

Além disso, quem paga pensão alimentícia estabelecida judicialmente pode deduzir o valor pago na declaração de Imposto de Renda. A pensão alimentícia deve ser informada na ficha “Pagamentos Efetuados”, utilizando o código 30. Para quem recebe pensão, os valores devem ser informados na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. No entanto, o contribuinte deve garantir que a pensão tenha respaldo judicial para ser considerada isenta de tributos.

A alíquota do Imposto de Renda permanece a mesma, com uma máxima de 27,5%. Recentemente, circulou uma fake news alegando que a alíquota havia aumentado para 35%, mas essa informação foi desmentida pela Receita Federal.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Encontre uma reportagem