A presença do Papai Noel nos shoppings durante o Natal é aguardada por crianças e adultos. Mas como esses profissionais são selecionados? A resposta envolve características físicas, carisma, experiência e, muitas vezes, até indicações.
No Minas Shopping, o Papai Noel já atua há anos e é contratado com antecedência. Segundo a gerente de marketing Ana Paula Alkmim, além do carisma e da proatividade, o profissional deve ser responsável e engajado. O contrato pode chegar a R$ 15 mil para cerca de 52 dias de trabalho, com remuneração extra para saídas adicionais.
Já no Shopping Del Rey e no Boulevard, a contratação é feita por indicações ou buscas em redes sociais. A experiência com crianças e a simpatia são critérios indispensáveis. O salário pode alcançar R$ 10 mil, com carga horária de seis horas diárias durante 40 dias, em média.
Além de atender aos pré-requisitos, muitos Papais Noéis buscam se especializar. No Minas Shopping, por exemplo, o “bom velhinho” aprendeu Libras para se comunicar com crianças surdas. Já no Del Rey, histórias emocionantes fazem parte da rotina, como pedidos de crianças e até de idosos que nunca tiveram a chance de tirar uma foto com o Papai Noel.
Fontes: G1 Minas. Fotos: Phillipe Guimarães, Fabio Ortolan e Shopping Del Rey/Divulgação.