Embora o uso de agulhas seja bastante comum — seja em postos de saúde, hospitais e até mesmo dentro das residências de pessoas diabéticas —, muitas pessoas ainda não sabem como fazer o descarte correto desses instrumentos, o que pode causar diversos transtornos. O descarte correto de agulhas é fundamental para evitar acidentes, contaminações, além de ajudar a amenizar os impactos causados no meio ambiente.
Após a utilização, as seringas e agulhas precisam necessariamente ser descartadas. Isso significa que não é possível reaproveitar a mesma agulha depois que ela já tenha sido usada uma vez, pois os riscos de contaminação e de complicações de saúde são muito grandes.
Além disso, estamos falando de objetos perfurocortantes e que podem causar ferimentos, então todo o cuidado é pouco. Isso porque o descarte incorreto pode fazer com que as pessoas que entrem em contato com esses instrumentos se machuquem ou se contaminem. Portanto, além de se preocupar com a embalagem em que esses materiais serão descartados, é importante também se atentar ao tipo de lixo em que ele é colocado.
Maneiras de fazer o descarte correto de agulhas
Embalagem própria para essa finalidade
A primeira alternativa para realizar corretamente o descarte das seringas e agulhas é utilizar embalagens que são criadas especialmente para essa finalidade. Em alguns postos de saúde, essas embalagens são distribuídas gratuitamente.
Embalagem de vidro
Caso você não tenha as embalagens certas para o descarte adequado de agulhas e seringas, uma boa solução é utilizar potes ou garrafas de vidro, que isolam bem o material e impossibilitam contaminações.
Garrafas pet
A garrafa pet é outra excelente alternativa para fazer o descarte correto de perfurocortantes como agulhas. Por ter a estrutura rígida, este material também impossibilita o contato com os materiais descartados. Esta é uma solução interessante, pois também dá utilidade para a garrafa e evita que ela seja descartada apenas como lixo.
Onde descartar agulhas?
Vale lembrar que o descarte de agulhas jamais deve ser feito no lixo doméstico. Isso porque existem vários coletores que aproveitam os materiais recicláveis descartados pelas residências e comércios e, se uma agulha estiver no meio desses materiais comuns, o coletor poderá se machucar ou contaminar.
Portanto, a única forma de realizar o descarte corretamente é guardar todas as agulhas em um recipiente separado e, assim que a embalagem estiver cheia, basta levar até uma unidade de saúde que sabe como fazer o descarte apropriado desse tipo de material.
Fonte: Dinâmica Ambiental.