A sua organização passou por uma mudança estratégica este ano? Aqui podemos considerar quaisquer acontecimentos como: um avanço tecnológico em seu mercado, um novo regulamento político,uma nova competição ou apenas uma grande mudança na receita (seja ela positiva ou negativa).
O problema é que muitas organizações não consideram como esses tipos de mudanças afetam seu plano estratégico ou, se os consideram, simplesmente não sabem como fazer as mudanças adequadas para acomodar essa mudança.
Portanto, se você deseja se preparar para 2021, trouxemos algumas dicas de como otimizar o planejamento estratégico da sua empresa para o próximo ano! Confira!
O que é uma revisão do planejamento estratégico?
Uma revisão do planejamento é o processo no qual as organizações discutem o andamento de suas metas e objetivos e fazem os ajustes necessários para o ano seguinte.
O melhor momento para considerar o ajuste de seu plano estratégico e garantir que as mudanças sejam implementadas é durante o processo de revisão de estratégia de final de ano.
Normalmente, o processo de revisão explora as seguintes questões com seu plano existente:
- O que funcionou e o que não funcionou nos últimos 12 meses?
- O que mudou em seu ambiente?
- O que retiramos e quais coisas novas colocamos no plano estratégico?
Neste post vamos apresentar quatro etapas que ajudarão você a identificar e abordar essas mudanças de forma produtiva para garantir que todos em sua organização estejam trabalhando para o mesmo objetivo.
Etapa 1: analise o “quadro geral”
A primeira coisa que você precisa fazer durante o processo de revisão da estratégia é dar um passo atrás e examinar cada elemento do seu plano estratégico.
Sempre sugerimos fazer a pergunta: “Nossa estratégia geral ainda é válida?” Isso é importante e, francamente, muitas vezes esquecido.
Se a posição da sua organização mudou no último ano (ou nos últimos anos), isso terá um impacto dramático em todos os elementos que compõem o seu plano estratégico – desde a sua missão, visão e valores, até o seu objetivos, medidas e iniciativas.
Portanto, sugerimos que você analise seu cenário estratégico para ver se certificar que não ocorreu alguma alteração (no que diz respeito à tecnologia, política, meio ambiente etc.). Você pode descobrir, por exemplo, que um novo concorrente entrou em seu setor e está mudando o modelo de precificação de todo o mercado.
Etapa 2: revise os detalhes do próprio plano
Os detalhes do plano estratégico incluem seus objetivos, medidas e iniciativas. Veja como revisar cada:
Objetivos são suas metas organizacionais de alto nível. Durante o processo de revisão da estratégia, você precisará perguntar “Nossos objetivos ainda são relevantes? Eles se relacionam com nossa missão, visão e valores? “. Mas lembre-se: sua resposta precisa ser feita com dados reais, não com suas intuições.
As medidas às vezes são chamadas de indicadores-chave de desempenho (KPIs) ou métricas. Cada um de seus objetivos deve ter medidas associadas a ele — e para cada uma dessas medidas, você precisa definir uma meta realista.
Quaisquer mudanças em suas medidas devem vir dos chefes de departamento ou de outras pessoas em posição de liderança — portanto, recomendamos realizar um “retiro estratégico” ou uma reunião de meio dia para discutir quaisquer medidas que precisem ser alteradas.
As iniciativas não são tarefas únicas; são uma visão geral ou projetos de longo prazo que sua organização está rastreando para o sucesso estratégico. É mais provável que você mude, remova ou adicione novas iniciativas durante o processo de revisão da estratégia do que altere suas medidas ou objetivos.
Portanto, certifique-se de discutir o orçamento, as datas de início/término e os vínculos com suas medidas e objetivos antes de tomar essas decisões.
Etapa 3: melhore seus relatórios
Os relatórios são essenciais para comunicar o desempenho de seu plano estratégico geral. Se você simplesmente ignorar seus relatórios durante o processo de revisão a estratégia que você trabalhou tanto para construir pode simplesmente se tornar ineficaz. Portanto, você vai querer perguntar o seguinte:
- Estamos nos encontrando na frequência certa? As reuniões trimestrais e mensais têm objetivos diferentes e você vai querer ter certeza de que cada reunião que realizar seja produtiva.
- Nossos relatórios estão formatados corretamente? Meus relatórios mostram as informações que todos precisam ver para entender nosso desempenho?
Lembre-se de que cada relatório destacará informações diferentes; um relatório de medida pode mostrar o responsável, a frequência com que está sendo rastreado e o status da série; enquanto um relatório de iniciativa pode mostrar a data de início, a data de término, o orçamento e os marcos.
Etapa 4: comunique as mudanças à sua organização
Quando você realiza uma revisão de sua estratégia, é extremamente importante considerar como você comunicará atualizações ou mudanças em seu plano em toda a organização.
Caso contrário, você não criará adesão em toda a organização, o que tornará muito mais difícil para você alcançar o sucesso estratégico.
Os benefícios de uma revisão estratégica
Quando bem conduzida, uma revisão estratégica pode trazer benefícios significativos para uma empresa.
Além dos benefícios financeiros diretos de melhorar o desempenho e buscar novas oportunidades de crescimento, o processo em si pode melhorar o alinhamento entre funcionários, equipes de gerenciamento sênior e outras partes interessadas importantes, ajudando a impulsionar uma cultura de alto desempenho e clareza sobre a direção futura dos negócios.
A realização de uma revisão estratégica requer a coordenação de uma série de atividades analíticas, modelagem financeira, gerenciamento de partes interessadas e desenvolvimento de relatórios.
Os princípios descritos acima são vitais ao tentar concluir uma revisão estratégica de forma eficiente. Vale destacar que uma abordagem disciplinada, sustentada por uma estrutura lógica clara e uma abordagem analítica pragmática pode aumentar significativamente o sucesso do processo, independentemente de quanto tempo você tem para concluir o trabalho.