O aumento das reclamações por cobranças indevidas em plataformas de compras online tem gerado preocupação entre os consumidores brasileiros. De acordo com o Instituto Data Senado, cerca de 24% da população já foi vítima de algum tipo de golpe digital, que inclui fraudes online e clonagem de cartões.
Felipe Moreira, advogado especializado em direito do consumidor, alerta que muitas vezes os consumidores contratam serviços indesejados sem perceber, ao clicar em mensagens que não leem com atenção.
Como agir em caso de cobranças indevidas
Se você se deparar com uma cobrança indevida, o primeiro passo é entrar em contato com o prestador de serviço através do aplicativo ou outro canal de atendimento, buscando entender a situação e determinar se é um golpe ou um problema no uso da plataforma.
Caso a questão não seja resolvida administrativamente, a alternativa é recorrer ao juizado especial. Moreira recomenda que a pessoa procure o juizado, onde não é necessário ter advogado para registrar uma ação. Por meio de um setor específico chamado “termação”, é possível acionar judicialmente o prestador para reparação, incluindo danos morais.
Diante do aumento de casos de golpes e cobranças indevidas, é essencial que os consumidores estejam atentos a suas transações online e informados sobre seus direitos.
Esta reportagem foi produzida com auxílio de Inteligência Artificial e editada por um jornalista da Itatiaia.
Publicado em 04 de novembro de 2024 às 04:36