A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas Gerais, anunciou o cancelamento da festa de carnaval de 2024. O motivo é o decreto de situação de emergência em vigor no município devido às chuvas.
A folia na cidade estava prevista para os dias 9 a 13 de fevereiro. A programação anunciada pela prefeitura incluía trio elétrico, bandas e escolas de samba.
“O nosso foco, a nossa prioridade neste momento é restabelecer as estradas, as pontes, o transporte escolar, o atendimento às famílias que foram afetadas e perderam muito. Tem famílias que perderam tudo. […] Eu peço a compreensão de todos”, disse o prefeito Zé Fernando (MDB) em vídeo divulgado nas redes sociais do município.
A situação de emergência foi decretada em Conceição do Mato Dentro após o temporal da noite de 23 de janeiro e madrugada do dia 24, que, segundo o prefeito, foi a maior da história da cidade.
Em três horas, foram registrados 200 mm de chuva, que causaram estragos como alagamentos e queda de pontes. Lojas e casas foram invadidas pela água, e famílias ficaram desabrigadas.
No estado
Atualmente, 48 municípios estão em situação de emergência por causa das chuvas em Minas Gerais.
Seis pessoas morreram no estado no atual período chuvoso, segundo a Defesa Civil estadual. Outras 260 ficaram desabrigadas, e 1.928, desalojadas.
Fonte: Globo Minas.















