O projeto de concessão do lote de rodovias do Vetor Norte, anunciado pelo governo de Minas Gerais nesta segunda-feira (11), prevê R$ 4,4 bilhões em investimentos, dos quais R$ 3 bilhões destinados a obras de infraestrutura, como duplicações, e R$ 1,4 bilhão aos serviços operacionais, como atendimento médico de emergência e guincho.
A expectativa é que o edital seja publicado em janeiro de 2025. O leilão está previsto para acontecer entre o final de abril e o início de maio. O contrato, que terá duração de 30 anos, deve ser assinado pela empresa vencedora do certame no começo do primeiro semestre.
As informações são do secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno.
Segundo ele, até esta terça-feira (12), representantes do governo estarão reunidos com prefeitos e deputados dos municípios do Vetor Norte para apresentar os detalhes da concessão das rodovias. Durante um mês a partir de quarta-feira (13), estará disponível no site da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) a consulta pública do projeto.
O Vetor Norte abrange 123,4 quilômetros de rodovias, incluindo trechos das MG-010, MG-424 e LMG-800, e passa por 13 municípios. São eles:
- Belo Horizonte,
- Lagoa Santa,
- Prudente de Morais,
- Capim Branco,
- Matozinhos,
- Pedro Leopoldo,
- Confins,
- São José da Lapa,
- Santana do Riacho,
- Jaboticatubas,
- Vespasiano,
- Santa Luzia
- e Sete Lagoas.
“A concessão do Vetor Norte é um projeto de mobilidade urbana. Vivemos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o terceiro maior aglomerado urbano do País, sofrendo diariamente e perdendo muito tempo de nossas vidas no trânsito”, ressalta Bruno.
“Então, o foco principal dessa concessão é o ganho de tempo de deslocamento da população no Vetor Norte. Teremos vários investimentos que vão ampliar a capacidade da MG-010, MG-424 e LMG-800, trazendo mais celeridade e maior fluidez”, destaca.
Confira o que está previsto no projeto
Com a intenção de melhorar a mobilidade da RMBH, a concessão do Vetor Norte contempla a construção de três contornos viários em Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos, que somam mais de 31 km de novas rodovias, com pistas duplicadas.
A expectativa é que os contornos desviem o tráfego pesado das rodovias, reduzindo em mais de 27 minutos o tempo de viagem entre a Capital e Sete Lagoas, o que, anualmente, representa uma economia de nove dias atualmente gastos no trânsito. Para a Serra do Cipó, um dos destinos turísticos do Estado, a economia estimada é de 21 minutos no trajeto.
O projeto também prevê pedágios sem cancela, os chamados free flow, que eliminam a necessidade de paradas para pagamento de tarifas. A previsão é que sejam instalados treze pórticos ao longo das rodovias, de acordo com o secretário de Infraestrutura.
Para aumentar a capacidade viária das rodovias, que hoje possuem 45% de pistas simples, estão previstos 34,3 km de duplicações, faixas adicionais e terceiras faixas; construção de 105,8 km de acostamentos; e readequação de 9,8 km de vias marginais.
Ainda constam na concessão a implantação de novos viadutos, passarelas e pontos de ônibus, com a estimativa de se evitar cerca de 2,5 mil acidentes nos próximos dez anos.
Além das intervenções, a concessão estima a criação de mais de 24 mil empregos diretos e indiretos e a promoção de efeitos fiscais para os municípios, com a perspectiva de arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) em torno de R$ 600 milhões.
Fonte: Diário do Comércio – Rodovia de Minas Gerais. Foto: Seinfra / Divulgação