Concessão de rodovias MG-010 e MG-424 divide prefeitos e escancara desigualdade na infraestrutura

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O projeto de concessão do “Lote 8 – Vetor Norte”, que inclui trechos das rodovias MG-424, MG-010 e LMG-800, tem gerado divergências entre prefeitos da Grande BH. Enquanto cidades ao longo da MG-424, como Sete Lagoas, Capim Branco e Prudente de Morais, apoiam a medida, esperando melhorias na infraestrutura e segurança, municípios atendidos pela MG-010, como Vespasiano, Lagoa Santa e São José da Lapa, criticam o modelo por considerarem a via já adequada e temerem a cobrança de pedágios.

A MG-424, conhecida como “estrada velha”, tem pista simples, pavimento deteriorado e tráfego intenso de caminhões. Já a MG-010, duplicada e com melhor condição de tráfego até o aeroporto de Confins, é considerada em boas condições. O leilão do trecho está previsto para o primeiro semestre de 2025, com R$ 4,3 bilhões em investimentos e a instalação de 13 pórticos de cobrança no modelo free flow (sem cancelas).

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou adaptações no edital, como a tarifa única para motoristas que trafegarem mais de uma vez ao dia no mesmo trecho.

Foto: Google Street View/Reprodução

Fonte: O Tempo

Encontre uma reportagem