Um homem que foi condenado a mais de 24 anos de prisão pelo latrocínio do comerciante Manoel Batista Luz, de 74 anos, foi preso em seu local de trabalho, na cidade de Gurupi, no interior do Tocantins. Ele estava foragido há quase dez anos, após ter assaltado e assassinado a vítima a tiros. O crime ocorreu no dia 16 de dezembro de 2015.
A prisão aconteceu na tarde da última quinta-feira, 18. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), no dia do crime, o homem invadiu a mercearia de Manoel e, após anunciar o assalto, disparou contra o idoso, que não resistiu aos ferimentos e faleceu.
A Polícia Civil informou que o suspeito foi condenado a 24 anos, nove meses e 15 dias de reclusão, mas conseguiu fugir antes de iniciar o cumprimento da pena. O nome do condenado não foi divulgado, impossibilitando o contato da defesa pela equipe de reportagem.
Após a prisão, o homem foi encaminhado para a Unidade Penal Regional de Gurupi, onde deverá iniciar o cumprimento da pena.
Relembrando o crime, a Polícia Militar relatou que, na ocasião, Manoel estava em seu estabelecimento quando dois homens armados entraram e anunciaram o assalto. Em seguida, dispararam contra ele. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas o comerciante não sobreviveu.
José Maracaipe, amigo da vítima e também comerciante, comentou que a comunidade ficou profundamente abalada com a morte de Manoel, que foi um dos pioneiros em Gurupi e muito querido por todos. Outro amigo, J. Oliveira, acrescentou que, no dia do crime, Manoel estava emocionado por conta do casamento de sua filha, que estava prestes a acontecer.
Acácio Marra, também amigo do comerciante, lembrou que esta não foi a primeira vez que Manoel sofreu um assalto, tendo sido agredido em outras ocasiões.
A situação do comércio na região gerou preocupação entre os moradores, que lamentaram a perda de uma figura tão importante para a comunidade.
Fonte: g1. Crédito da foto: DICOM/SSP-TO.